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Vinhos com 23 das marcas mais poderosas do sector

01 Abril, 2014 12:16 | Luís Francisco

Há 23 vinhos na lista das 100 Marcas mais importantes do mercado das bebidas alcoólicas, uma tabela compilada pela Intangible Business em colaboração com os representantes da indústria e que tem em conta factores como a quota de mercado, a notoriedade, o volume de negócios, a tradição e a relevância no cenário global. Ao todo, 14 vinhos tranquilos e 9 espumantes integram a tabela, embora longe das posições de maior destaque.


A liderança em 2013 foi conquistada pela Johnnie Walker, que destronou a Smirnoff, agora segunda. Seguem-se, por esta ordem, e até ao 10º lugar: Bacardi, Martini, Hennessy, Jack Daniel’s, Absolut, Captain Morgan, Chivas Reagal e Ballantine’s. Ou seja, quatro marcas de whisky, duas de vodca, duas de rum, uma de conhaque e uma de aperitivo. No cenário global das 100 Marcas dominam os whiskies, com 25 entradas, seguidos das bebidas aromatizadas (15), vinhos tranquilos (13), vodca (13), espumantes (9), brandy (6), rum (5), tequila (5), gin/genebra (4) e aperitivos ligeiros (3).


Entre os vinhos, a melhor posição (16º) vai para a Moet et Chandon, com o primeiro tranquilo a ser o Gallo (18º). Hardys (26º), Veuve Clicquot (28º) e Concha y Toro (29º) encerram o lote das cinco marcas de vinho melhor colocadas na tabela. Nos espumantes, seguem-se Freixenet (60º), Dom Pérignon (70º), Mumm (79º), Laurent Perrier (85º), Martini Sparkling Wine (89º), Nicolas Feuillatte (94º) e Piper Heidsieck (98º). A lista de tranquilos completa-se com Robert Mondavi (32º), Yellowtail (41º), Sutter Home (44º), Lindemans (50º), Jacob’s Creek (65º), Blossom Hill (69º), Torres (84º), Wolf Blass (92º), Kendall Jackson (99º) Inglenook (100º). 

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