1498 garrafas do topo de gama da Adega de Vidigueira

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Trata-se de um vinho especial que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) lançará a 2 de junho, no Convento das Relíquias, edifício inserido no perímetro da Quinta do Carmo em Vidigueira.

 

Este vinho tinto que a ACVCA decidiu produzir e que nessa data será dado a conhecer, teve um longo período de amadurecimento e gestação desde a ideia inicial, que começou há anos atrás. Este vinho, o topo de gama dos produtos produzidos por esta adega do Baixo Alentejo, terá uma edição limitada de apenas 1498 garrafas todas elas numeradas, com certificado de posse, e disponibilizadas dentro de uma mini arca de madeira de nogueira polida.


«Quisemos fazer uma embalagem especial, para um vinho deveras especial, que conquistará uma franja de amantes de um produto único e inimitável. Será de facto um vinho para verdadeiros apreciadores também eles pessoas muito especiais», diz com indisfarçável orgulho, José Miguel d’Almeida, o presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.


«Este vinho é lançado em 2018, na altura em que se comemoram os 520 anos da chegada de Vasco da Gama à India, corria o ano de 1498. A associação com esta data é por isso um fator determinante, uma vez que se deseja comemorar esse encontro de culturas, entre o Ocidente e o Oriente», remata o engº José Miguel d’Almeida.


A adega abre a possibilidade de colecionadores ou simples interessados poderem desde já fazer a reserva de certas garrafas numeradas, ficando assim com a possibilidade de escolher certos números, que signifiquem datas, referências ou momentos especiais para si, ou até ofertas para algum familiar ou pessoas dos seus contactos. 


Os interessados deverão formalizar os pedidos através do email info@adegavidigueira.pt , fornecendo também a indicação do nome que deverá ser gravado no certificado de posse que acompanhará cada garrafa.


«Foi um pedido interessante e desafiante, este que a Administração da Adega me lançou há alguns anos atrás. Foi-me solicitado que fizesse um vinho de topo, um vinho único e especial a partir de uvas tintas selecionadas em vinhas escolhidas entre as melhores dos nossos associados. 

Foi difícil a seleção, mas quando os cachos chegaram com uma extraordinária qualidade, deitar mãos à obra, e fazer este 1498, foi uma aventura inebriante», confessa o engº Luís Morgado Leão, o enólogo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.


Vasco da Gama, que é o patrono desta Adega, recebeu como presente o título de Conde de Vidigueira por parte do rei D. Manuel I, após ter chegado a Calecute na Índia em 21 de maio de 1498. Falecido em Cochim, a 24 de dezembro de 1524, seria sepultado a seu pedido no Convento das Relíquias em Vidigueira em 1539.