Complexa

A casta de Oeiras voou para a Madeira

 

{ Aromas a morangos, groselha, framboesas, caramelo }

 

A Estação Agronómica Nacional, sita em Oeiras, foi durante muitos anos um dos pólos principais de investigação e ensaios com as castas nacionais, promovendo não só o estudo metódico e sistemático das suas qualidades, características e morfologia como promovendo de forma sustentada a criação de novas variedades, cruzando muito do património genético nacional. José Leão Ferreira de Almeida foi o grande criador e impulsionador de algumas das muitas variedades ali criadas, que procuravam vencer debilidades naturais de algumas castas portuguesas ou simplesmente buscavam adaptações às condicionantes de cada parcela do território.

Foi sob esse pretexto que nasceu a Complexa, nos anos 60 do século passado, variedade criada em Oeiras que resultou de um duplo cruzamento que começou por emparelhar as castas Castelão e Tintinha, mestiçagem que voltou posteriormente a ser cruzada com a singular Moscatel de Hamburgo. Pouco se sabe sobre a casta Tintinha, embora sobrem hipóteses sobre a possibilidade de ser uma casta própria ou simplesmente uma sinonímia para a variedade Petit Bouschet, um dos progenitores da famosa Alicante Bouschet.

Se no território continental a Complexa sempre foi uma casta menor e pouco utilizada, na ilha da Madeira ganhou espaço a partir do final dos anos 70, apresentando-se como uma possível alternativa ao quase monopólio da Tinta Negra. Apesar de no início a Complexa ter sido muito bem recebida, a popularidade na ilha da Madeira tem vindo a decrescer, perdendo progressivamente área e crédito junto dos viticultores e da produção.

Ainda que revele vigor moderado, a Complexa apresenta rendimentos muito simpáticos que a transformam numa variedade suficientemente generosa para poder concorrer com o domínio quase absoluto da Tinta Negra. Para a relativa popularidade na Madeira contribui o facto de apesar de ser uma variedade tinta a película exibir níveis de antocianinas muito ténues e acidez viva, condições perfeitas para a vinificação em branco dos vinhos generosos da Madeira.

 

Quer experimentar?

Não será fácil encontrar um Vinho da Madeira que ostente o nome da variedade no rótulo. Poderá encontrá-la em alguns dos lotes com indicação de idade mais jovens, mormente nos vinhos de três anos (embora em casos excecionais possa igualmente emergir em lotes de cinco anos).