Família Serrano Mira lança dois novos ‘Herdade das Servas’

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

Ambos tintos, da colheita de 2015, acabam de chegar ao mercado o ‘Herdade das Servas Reserva tinto 2015’ e o ‘Herdade das Servas Alicante Bouschet 2015’.


O ‘Herdade das Servas Reserva tinto 2015’ vem dar resposta aos apreciadores exigentes dos vinhos regionais alentejanos. Feito a partir das castas Alicante Bouschet (50%), Cabernet Sauvignon (35%), Alfrocheiro (10%) e Aragonêz (5%) de vinhas plantadas em solos vermelhos derivados de calcários pardos ou cristalinos, com manchas de xisto, beneficiando de um clima mediterrânico com elevadas amplitudes térmicas e Verões quentes e secos. É de cor vermelho cereja profundo, com aromas de ameixa, figo, chocolate, pimenta, cedro e notas fumadas. Em boca revela-se complexo, estruturado, cheio, com taninos equilibrados e tostados de barrica, derivados do estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano de primeiro e segundo anos. Seguiu-se o merecido repouso em garrafa.
 
O ‘Herdade das Servas Alicante Bouschet tinto 2015’ é o quarto que se segue nesta linha de monocastas. Assim, após a colheita 2014 chega a vez deste 2015, um vinho de uma cor vermelho violeta profundo. No nariz destacam-se a ameixa, a amora, o cacau, as especiarias e as notas florais, aromas típicos desta casta plantada no Alentejo há mais de um século. No palato é complexo, estruturado, fresco e volumoso com taninos ricos e tostados de barrica, sensação que se deve aos doze meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano. O final de boca é persistente. 
 
Ambas as colheitas têm potencial de guarda e envelhecimento entre 20 a 30 anos. Para os “enogastrónomos” fica a sugestão de recorrer a uma harmonização com carnes vermelhas e de caça, queijos intensos e enchidos.
 
 

Informação Técnica
Herdade das Servas Reserva tinto 2015
PVP: €19,50  •  Álc.: 15,0%  •  Acidez Total: 5,4 g/l  •  Açúcar Residual: 0,7 g/l  •  pH: 3,68

Herdade das Servas Alicante Bouschet tinto 2015
PVP: €16,50  •  Álc.: 15,0%  •  Acidez Total: 5,1 g/l  •  Açúcar Residual: 0,6 g/l  •  pH: 3,77
 

Partilhar
Voltar