O novo Branco da Gaivosa

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

A nova colheita do branco clássico da Quinta da Gaivosa acaba de chegar ao mercado. Na garrafa traz um lado escondido do Douro, carimbando o potencial da região para a produção de vinhos brancos de alta qualidade. 

 

Reconhecida pela produção de vinhos tintos topo de gama, a Quinta da Gaivosa, projeto com assinatura da família Alves de Sousa, tem virado, nos últimos anos, as atenções para o potencial do Douro na produção de vinhos brancos. Atualmente, dispõe de duas referências, ambas retrato fiel do terroir de excelência da propriedade, localizada na sub-região do Baixo Corgo.

A diferença está na disposição privilegiada das vinhas, ocupando uma área escondida da Quinta da Gaivosa. De frente para o rio Corgo, reúne condições geológicas e microclimáticas excecionais: por um lado, as encostas e os solos agrestes, expondo a vinha de forma irregular; por outro, por se encontrar a nascente, a equilibrada exposição solar, que permite alcançar picos de temperatura nos momentos-chave da maturação da uva. 

Desta receita perfeita, nasce o Branco da Gaivosa, o vinho que introduz a missão e filosofia do produtor nos vinhos brancos. A última colheita, do ano clássico de 2016, recorda umas das vindimas mais difíceis da região, que ficou marcada pela redução substancial das quantidades produzidas, compensadas pela elevada qualidade da uva. De acordo com o enólogo da casa, Tiago Alves de Sousa, assistimos a “uma das maturações mais equilibradas de sempre”, fazendo de 2016 “um ano de elevadíssimo potencial para os vinhos do Douro”.

Produzido à base das castas Malvasia Fina, Gouveio e Arinto, provenientes de vinhas com mais de 20 anos, o Branco da Gaivosa 2016 apresenta-se límpido e cítrico, com aromas complexos e elegantes. O estágio de 8 meses com um toque de madeira (30% em barricas de carvalho francês de 3º ano) concedeu-lhe um bom volume de boca, mantendo a frescura e mineralidade exigidas a um grande branco. 

Branco da Gaivosa 2016 - PVP: 9,90€

Partilhar
Voltar