Profile: Pedro Ribeiro

Fotografia: Ricardo Garrido
Partilhar
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Natural do Porto, Pedro Ribeiro fez formação em Vila Real, na UTAD – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Esteve um ano pela Austrália, na Hardys Tintara Winery, tendo regressado a Portugal, mas bem mais a sul. Passou nove anos na Herdade dos Grous, em Albernôa, onde foi o braço direito do conhecido enólogo Luís Duarte.

 

Seguiu-se a Herdade do Rocim, na Vidigueira, desde 2013, uma empreitada iniciada pela mulher, Catarina Vieira. É também na Vidigueira que tem dado cartas no projeto pessoal, Espaço Rural. O Bojador Vinho de Talha 2015 foi mesmo a grande surpresa da seleção de 10 vinhos portugueses marcantes da última década, desafio lançado pela Revista de Vinhos a Jancis Robinson, influente jornalista e “Master of Wine” britânica, que esteve recentemente em Lisboa.

 

Pedro Ribeiro é dos talentosos enólogos portugueses de uma geração que está a dar cartas. Revela um equilíbrio muito interessante entre a salvaguarda de um património único, como os vinhos de talha, e as novas formas de entender e interpretar os “terroirs”. E mais do que rendido ou apaixonado, garante amor ao Alentejo.

 

'Profile' publicado no número 338, de Janeiro de 2018 | Revista de Vinhos

 

Partilhar
Voltar