Quatro dos melhores espumantes do mundo são portugueses

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

Na sétima edição do concurso anual 50 Great Sparkling Wines of the World 2019 Portugal viu distinguidos com medalha de ouro quatro espumantes. Apenas um é do Alentejo.

 

Trata-se do espumante Cartuxa bruto colheita 2012, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, que este ano é já distinguido pela segunda vez, tendo sido premiado com medalha de prata no Effeverscents du Monde, há 15 dias. 
 
Na sétima edição do concurso anual 50 Great Sparkling Wines of the World 2019 Portugal arrecadou quatro medalhas de ouro e sete de prata.
 
A organização da edição de 2019  destaca "a forte participação" e qualidade dos espumantes de países como Portugal, Itália e Espanha. 
 
Elaborado com uvas da casta Arinto rigorosamente selecionadas e colhidas no estado de maturação ideal, estagiou sobre borra fina durante seis meses, com batônnage periódica. O  Espumante Cartuxa Bruto Colheita 2012 foi obtido através do método tradicional clássico e estagiou nas Caves do Mosteiro Cartuxa. 

 

Nota de Prova
Apresenta cor dourada palha e bolha muito fina e persistente. Os aromas têm com notas de brioche, manteiga, avelã e casca de laranja caramelizada. Na boca apresenta muito bom volume e uma excelente acidez que permite terminar a prova com uma excelente sensação de frescura.

Partilhar
Voltar