Terroir. Sabe o que significa?

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Manuel Moreira

Manuel Moreira

Na linguagem vínica facilmente nos deparamos com o termo terroir.  O conceito é francês e indica o conjunto de fatores que influenciam o desempenho da vinha e a qualidade da uva, que por sua vez levam a diferentes personalidades do vinho. Quais são, então, os elementos integrantes do conceito de terroir?

 


Em primeiro lugar, o Homem, através da sua compreensão, interação e adaptação ao meio onde está inserido. O clima, que determina as condições favoráveis ao desenvolvimento da videira. Os solos, através da textura, drenagem, profundidade e geologia, criam suporte à videira, proporcionam água e elementos nutritivos (orgânicos e minerais). Não esquecer a topografia, ou seja, a altitude, relevo, exposição solar, que influenciam o estilo do vinho e a sua capacidade de amadurecer.

As práticas culturais contribuem através da forma de plantação, condução da videira, as diferentes podas e escolha das castas, determinantes no rendimento da planta e na qualidade do fruto. 
A tipologia de vinificação, que faz a transposição do conjunto das condições naturais, anteriores, para a adega e daqui para o vinho. Feito de carácter e de personalidade. Todos estes elementos combinados participam na complexo conceito de terroir.

Hoje, também se associa a fauna microbiológica do ambiente e do subsolo como ingrediente do terroir. Pois, um determinado ecossistema desenvolve organismos diferentes de lugar para lugar. O terroir, é, assim, a comunhão entre o homem e a natureza. 

Partilhar
Voltar