Warre’s Vintage 2016 está entre os cem melhores do mundo 

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

Vinho já tinha recebido 98 pontos da Wine Spectator.

 

O Porto Vintage 2016 da Warre´s ficou cotado em 14º lugar na lista dos melhores 100 vinhos do mundo da reconhecida e influente revista norte-americana Wine Spectator. Produzido pela Symington Family Estates, empresa familiar que produz vinhos na Região Demarcada do Douro desde o século XIX, o Warre’s Porto Vintage 2016 é o vinho português mais bem classificado no TOP 100 de 2018 da publicação. 

O vinho foi produzido nos lagares da Quinta da Cavadinha, localizada no vale do Pinhão, com base numa elevada proporção de vinhas velhas com mistura de castas (49%). As uvas são provenientes da Quinta da Cavadinha, da Quinta do Retiro, localizada no vale do Rio Torto, e da Quinta da Telhada no Douro Superior. Foram produzidas mais de quatro mil caixas deste vinho, com grande parte do stock a ser vendido “en-primeur”, logo após a declaração Vintage, em abril deste ano, na sua maioria para garrafeiras particulares.

“Para mim é uma enorme satisfação que o elegante e aromático Warre´s 2016 seja reconhecido desta forma. As uvas das melhores vinhas da Warre´s foram colhidas mais tarde, mas mantiveram uma boa acidez e permitiram-nos criar este vinho maravilhosamente equilibrado”, afirma Charles Symington, o enólogo da família, sublinhando ainda que “este é um posicionamento impressionante entre vinhos oriundos das mais famosas regiões vitícolas do mundo. Não só demonstra que há forte interesse nos Portos Vintage, como confirma o Douro como uma das grandes regiões vinhateiras do mundo”. 

Recorde-se que a Wine Spectactor atribuiu recentemente 98 pontos (numa escala de 0 a 100) a cinco vinhos do Porto Vintage de 2016 produzidos pela família Symington, naquela que foi a primeira vez que a publicação deu tal pontuação a cinco vinhos de uma só empresa, numa só ocasião. O Warre’s foi um dos vinhos a obter os 98 pontos, a par do Graham’s Stone Terraces, Dow’s, Graham’s e Quinta do Vesuvio Capela. O vinho tem ainda sido distinguido nacional e internacionalmente com pontuações elevadas, em publicações como Grandes Escolhas (18,5 pontos em 20), Revista de Vinhos (18 em 20 pontos), Decanter (98 pontos) ou Wine Enthusiast (96 pontos). 

Partilhar
Voltar