Zinfandel

Casta americana… que é italiana, croata…

 

{ Aromas a ameixas, amoras, mirtilos, cerejas e especiarias }

 

O nome original e nativo para a variedade que o mundo inteiro se habituou a conhecer como Zinfandel, ou eventualmente como Primitivo, é Tribidrag, nome da casta que hoje se sabe ser originária da região da Dalmácia Central, território que faz parte do país jovem que é a Croácia. Em Itália, na região da Puglia, de onde se julgava ser originária, a casta começou por ser conhecida como Primativa, corrupção do latim “primativus” que significa temporã, casta de amadurecimento precoce.

Durante décadas, o Zinfandel foi assumido não só como a casta emblemática da Califórnia mas igualmente como sendo casta autóctone norte-americana, apesar da óbvia impossibilidade material da premissa, já que o continente norte-americano não dispõe de espécies vitis vinífera. Sabe-se hoje que a casta terá chegado ao continente americano em 1820, agrupada num conjunto indeterminado de variedades que faziam parte da coleção imperial austríaca. Mas a associação com a casta italiana Primitivo só foi rematada em 1967, quando numa viagem de trabalho um investigador norte-americano que visitava a região da Puglia reparou nas enormes semelhanças entre os vinhos locais e os vinhos californianos de Zinfandel. Ao visitar as vinhas, não pôde deixar de reparar nas enormes semelhanças morfológicas entre as plantas que os ensaios posteriores de ADN confirmaram ser a mesma espécie.

Tal descoberta conduziu a uma guerra fratricida entre a Europa e a América do Norte, já que os produtores italianos da região passaram quase de imediato a intitular a casta Primitivo como Zinfandel, intentando beneficiar da familiaridade do nome no decisivo mercado norte-americano, resolução que é contestada ainda hoje pelos produtores californianos. A suspeita que a casta Primitivo teria antecedentes numa outra região comandou a busca das suas origens, que foram erroneamente relacionadas com a casta Croata Plavac Mali... o que conduziu a novo batismo da casta, que de imediato passou a ser vendida sob o nome Zinfandel, apesar de a relação de parentesco ter sido negada pelas investigações subsequentes. O tempo acabou por confirmar a relação de parentesco croata mas sob os auspícios de uma variedade quase esquecida e praticamente extinta, o Tribidrag. Será escusado referir que a casta croata também foi rapidamente traduzida para Zinfandel.

O Zinfandel é uma casta muito produtiva pelo que se aconselham solos pouco férteis e que apresentem boas condições de drenagem. Os vinhos tendem a ter graduações alcoólicas elevadas, fruta muito madura e fácil, características que alguns associam ao gosto norte-americano.

 

Quer experimentar?

Tendo em conta que a casta Zinfandel não se encontra plantada em Portugal, pelo menos de forma comercial, será muito difícil encontrar vinhos que caracterizem a variedade. Poderá, no entanto, ter um primeiro contacto com o Zinfandel ou Primitivo em alguns dos vinhos norte-americanos e italianos da região da Puglia, que se encontram à venda nas poucas garrafeiras nacionais que vendem vinhos estrangeiros.