Castas

Beber

Garnacha

Apesar de a casta ser mais conhecida pelo nome que adotou na França, Grenache, é de origem espanhola, sendo por isso mais correto usar a denominação original, Garnacha.

Beber

Gewürztraminer

A casta Gewürztraminer faz parte da extensa família Savagnin, uma das variedades mais antigas e prolíficas da Europa Central, progenitora de um grupo muito alargado de castas essenciais para a viticultura moderna.

Beber

Zinfandel

O nome original e nativo para a variedade que o mundo inteiro se habituou a conhecer como Zinfandel, ou eventualmente como Primitivo, é Tribidrag, nome da casta que hoje se sabe ser originária da região da Dalmácia Central, território que faz parte do país jovem que é a Croácia.

Beber

Complexa

A Estação Agronómica Nacional, sita em Oeiras, foi durante muitos anos um dos pólos principais de investigação e ensaios com as castas nacionais, promovendo não só o estudo metódico e sistemático das suas qualidades, características e morfologia como promovendo de forma sustentada a criação de novas variedades...

Beber

Pinot Grigio

Conhecida sob várias designações, Pinot Gris, nomenclatura oficial da casta, acabou por ficar mais conhecida sob a sinonímia Pinot Grigio, nome adotado em Itália, onde a casta foi popularizada em milhões de garrafas de um vinho simples, insípido e pouco expressivo mas que conquistou o coração de outros tantos milhões de consumidores pelo mundo fora.

Beber

Cariñena

Apesar de identificada e invariavelmente reconhecida pelo nome francês, Carignan ou Carignan Noir, a variedade estrela do sul e sudeste de França tem génese espanhola, muito provavelmente na região de Aragão, de onde terá começado a espalhar-se por parte considerável da bacia do Mediterrâneo.