Porto: 5 locais para petiscar!

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar

Numa cidade onde a “movida” é cada vez maior, multiplicam-se os espaços para comer e beber. E há-os para todos os gostos, feitios e para diferentes momentos. Se está pela Invicta e com vontade de “picar” uns petiscos, aqui vão cinco sugestões a não perder!

 

Beher

De todos, este é provavelmente o espaço ao qual melhor assenta o termo “petiscaria”. Inaugurado há apenas alguns meses em plena rua Sá da Bandeira, traz da vizinha Espanha os premiados presuntos Bernardo Hernández, dos quais o afamado “pata negra” é a estrela da companhia. A este juntam-se outros presuntos mas também enchidos ou carnes frescas (fritas ou grelhadas), queijos manchegos e serras da Estrela, vinhos espanhóis e portugueses. E se não resiste a uma tradicional tapa, fique descansado: na carta do Beher também há lugar para batatas bravas, tortilha e ovos rotos. Todos os produtos Bernardo Hernández em exposição podem ser provados no local ou levados para casa.

Panca

Do Parque da Cidade para a Baixa, a “panca” por ceviche parece ter vindo para ficar e instala-se agora numa nova zona da Invicta. Depois do sucesso do verão de 2016, o projeto de Vasco Mourão e do chefe Camilo Jaña abre portas no coração do Porto e traz consigo muitas novidades. Peixe fresco e carne na brasa são os ingredientes principais da nova carta onde não faltam, claro, o ceviche, empanadas ou anticuchos. Sabores tipicamente sul-americanos aos quais o chefe acrescenta toques de influência japonesa. Exemplo disso são, entre outros, a espetada de polvo com molho teriyaki, a maçaroca de milho na brasa com manteiga de miso e o tártaro de atum nikkei.

Lucha Libre 

Chama-se Lucha Libre, é a primeira taqueria do Porto e mais uma das recentes novidades no panorama gastronómico da Invicta. Instalada no Parque da Cidade, num espaço cedido pelo Soundwich mas com esplanada própria, serve tacos mas também ceviches (herança do Panca). A carta é simples e são apenas quatro os tacos disponíveis: o saudável com quinoa e abacate; o Ayahuasca com frango, abacate e lima; o Encevichado e o Carnitas Locas com porco marinado e ananás. Quesadilhas e nachos juntam-se ainda à reduzida carta.

Xico Fish

Já conhecido na Baixa, o Xico Queijo agora também é Xico Fish. É isso mesmo: além dos queijos, petiscos e conservas habituais no espaço vai poder experimentar peixe. Preparado na hora, num corner pensado para o efeito, há-o em forma de tártaro e ceviche. São apenas seis pratos e da ementa fazem ainda parte a cavala marinada, a sopa Thai ou o Boca de Fumo (prato de salmão fumado, quinoa, morango, queijo mascarpone, lima e cebolinho).

Pátio By Clube Porto Rugby

Foi na antiga sala de bilhares do Ateneu Comercial do Porto (portanto, na cave) que se instalou o Clube Porto Rugby, um sports bar onde segundo o próprio lema “se joga a terceira parte”. Aqui o ambiente é o de um verdadeiro pub britânico: o desporto é rei (e não apenas o râguebi) e não faltam petiscos para entreter. Há croquetes, chamuças e até carne alentejana DOP. Tudo, claro, bem regado com uma cerveja fresquinha! E para quem gosta de esplanadas, o Pátio é a opção ideal: os mesmos ingredientes mas ao ar livre!  


Ana Santos Silva e Pedro Lopes | Revista de Vinhos
 

Partilhar
Voltar