Receita de Natal: rabanadas

Fotografia: Ricardo Pereira
Partilhar

Neste Natal, a Revista de Vinhos recupera para si algumas receitas tradicionais, que pode replicar em casa facilmente. Depois do célebre Bacalhau cozido com todos, chegou a vez de uma proposta mais doce: as também obrigatórias rabanadas. Confira abaixo os ingredientes necesários e o modo de preparação.

 

Receita

RABANADAS

Ingredientes:


2 pães de cacete com 0,5 Kg cada
0,5 lt. de leite
4 ovos inteiros
óleo ou azeite para fritar
açúcar areado e canela para polvilhar na proporção de quatro partes de açúcar para uma parte de canela em pó.

 

Preparação:


1 Fatia-se o pão adquirido com dois dias de antecedência, pelo menos.
2 Cortam-se as fatias obliquamente. Colocam-se num tabuleiro e regam-se com leite quente, de modo a ficarem bem demolhadas. À medida que se passam pelo leite colocam-se num tabuleiro forrado com um pano.
Em seguida, batem-se os ovos. Pega-se nas fatias de pão, que se espremem um pouco, passando-as bem pelo ovo batido e fritando-as em óleo bem quente (180ºC).
4 Depois de fritas, escorrem-se sobre papel absorvente e polvilham-se bem com a mistura de açúcar e canela. Caso aprecie, sirva com calda de açúcar.

 

CALDA


Ingredientes:

3 dl. de água
1 casca de laranja ou limão
1 pau de canela
1/2 cálice de Vinho do Porto


Preparação:

1 Mistura-se o açúcar com a água e a casca de laranja, leva-se ao lume e deixa-se ferver durante alguns minutos, fazendo uma calda fraca.
2 Junta-se o Vinho do Porto, deixa-se levantar fervura de novo e retira-se do lume.
 

Esta receita faz parte do trabalho publicado na Revista de Vinhos nº 337 sob o título "O BACALHAU, rei da festa", de Fátima Iken. 

Partilhar
Voltar