‘Bairrada no Porto’ no Palácio do Freixo

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

É uma estreia e aproxima-se a passos largos a 1.ª edição da ‘Bairrada no Porto’. A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou produtores da região demarcada a levarem os seus espumantes e vinhos à cidade Invicta, para apresentarem grandes referências vínicas, mas também rótulos mais recentes. O evento tem lugar no dia 18 de Novembro de 2018, das 15h00 às 20h00, no majestoso Palácio do Freixo, localizado à beira do rio Douro, no Porto.

 

Uma excelente oportunidade para experimentar e assim eleger as melhores opções, de vinhos para o Natal e de espumantes para a Passagem de Ano. A Associação Rota da Bairrada vai ter um espaço no ‘Bairrada no Porto’, onde congregará a venda dos néctares dos vários produtores presentes, entre os quais, Adega de Cantanhede, Ataíde Semedo, Campolargo Vinhos, Casa D'Almear, Casa de Saima, Caves Arcos de Rei, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves São João, Encosta da Criveira, Giz by Luis Gomes, Idealdrinks, Kompassus Bairrada Portugal, Luis Pato, Caves Messias, Nélson Neves, Niepoort Vinhos, PositiveWine, PriorLucas, Lusovini, VADIO e Vinhos Sidónio de Sousa.

Para complementar esta mostra, estão agendadas duas Provas Comentadas, uma de espumantes, às 16h30, e outra de vinhos tintos, às 18h30. A excelência dos néctares bairradinos sob a batuta dos jornalistas e críticos de vinhos Luís Costa e Alexandre Lalas (*). Também gratuitas, pedem inscrição no local, 30 minutos antes de terem início. 

Uma vez que o espumante e o vinho bairradinos “pedem” comida, nada melhor do que complementar a oferta com uma mostra da cozinha da região. O restaurante Rei dos Leitões está responsável pela missão de alimentar o estômago (e o âmago) de todos, com sandes, rissóis e empadas de leitão, como não podia deixar de ser. Os doces regionais também vão fazer furor nesta ‘Bairrada no Porto’. 

As portas do evento estão abertas a todos os que o queiram visitar. Tratando-se de um evento vínico, implica a compra de copo de prova, da Riedel, com o valor de €4,00. O ‘Bairrada no Porto’ é organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, conta com a produção Essência do Vinho e é cofinanciado pelo Centro2020.

A Bairrada tem vindo a ser, desde 2013, palco de um grande evento de vinhos e sabores na região: o Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada. Este repetiu-se em 2014, 2015 e 2016. A edição de 2017 assumiu, por sua vez, o nome de ‘Bairrada Vinhos & Sabores’, mas a essência deste acontecimento permaneceu intacta. Este ano – 2018 –, a CVB decidiu que este evento passaria a ser bienal. No ano em que não se realiza na Bairrada, a CVB propõe-se a mostrar a Bairrada em Lisboa (evento decorrido a 18 de Junho de 2018) e a Bairrada no Porto: o primeiro, um evento mais direccionado para profissionais, enquanto que o segundo é destinado ao grande público.

 

BAIRRADA: O REINO DAS BORBULHAS (16h30)


Por Luís Costa e Alexandre Lalas, críticos de vinhos da Revista de Vinhos

No reino das admiráveis borbulhas, uma seleção de espumantes bairradinos surpreendentes! A atenção foca-se nos espumantes envelhecidos, pois há neles beleza e dignidade esculpidos pelo tempo. Vai conseguir resistir? 


1.    Original Baga Bairrada Bruto Reserva branco 2015 (Positive Wine)
2.    Casa D’Almear Brut rosé 2016 (Casa D’Almear Vineyards)
3.    Apauso Bruto branco 2015 (Aplauso)
4.    Kompassus Blanc de Noirs branco 2014 (Kompassus)
5.    Montanha Baga Grande Cuvée Bruto branco 2013 (Caves da Montanha)
6.    Íssimo Baga Bairrada branco 2013 (Caves Arcos do Rei)
7.    Campolargo Borga branco 2012 (Campolargo)
8.    São Domingos Elpídio 80 Bruto branco 2011 (Caves do Solar de São Domingos) 
9.    Marquês de Marialva Bical Arinto Reserva branco 2014 (Adega de Cantanhede)
10.    Prior Lucas Baga Bairrada Bruto rosé 2016 (Prior Lucas)
11.    Colinas Rosé de Pinots Cuvée Brut Reserve rosé 2011 (IdealDrinks – Quinta Colinas São Lourenço)

BAIRRADA DE CULTO (18h30)
 

Por Alexandre Lalas e Luís Costa, críticos da Revista de Vinhos
Região de espumantes e da casta Baga, a Bairrada também nos habituou a surpreender com vinhos que muitas vezes nos obrigam a refletir e nos convidam a ir mais além... literalmente. 


1.    Casa de Saima Garrafeira branco 2015 (Casa de Saima)
2.    Encosta da Criveira Branco 2017 ( Encosta da Criveira)
3.    Frei João Clássico Branco 2016 (Caves São João)
4.    Nelson Neves Merlot rosé 2017 (Nelson Neves)
5.    GIZ Vinha das Cavaleiras tinto 2016 (GIZ by Luís Gomes)
6.    Ataíde Semedo Gran Reserva Baga tinto 2015 (Ataíde Semedo)
7.    Grande Vadio tinto 2014 (Vadio)
8.    Messias Clássico Garrafeira tinto 2013 (Messias)
9.    Quinta de Baixo Poeirinho tinto 2012 (Nieport - Quinta de Baixo)
10.    Sidónio de Sousa Garrafeira tinto 2011 (Vinhos Sidónio de Sousa)
11.    Luís Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco tinto 2011 (Luís Pato)

Partilhar
Voltar