Brasil: Vinho Verde em road-show

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

A região portuguesa dos Vinhos Verdes está preparando um calendário intenso de eventos, degustações e treinamentos no próximo mês de novembro. São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis vão recepcionar essas ações promovidas pela CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, com produção Essência do Vinho.

 

O ponto alto será a “Vinho Verde Wine Experience”, que decorrerá na Casa Webforce, em São Paulo, das 16h às 22h do dia 23 de novembro (sábado). Entre rótulos de produtores consagrados e muitas novidades, os visitantes poderão comprovar a imensa diversidade da região dos Vinhos Verdes, onde são elaborados uma boa parte dos mais entusiasmantes vinhos brancos de Portugal, obtidos a partir de variedades como Alvarinho, Arinto, Loureiro, Avesso, Azal, entre dezenas de outras.

Uma outra ação, “Treinamento Vinhos Verde”, é um conjunto de 10 sessões formativas pensadas para o trade, sommeliers, alunos de hotelaria e jornalistas especializados em vinho e gastronomia do Brasil. Cada sessão tem a duração máxima de duas horas, é conduzida pelo crítico de vinhos Alexandre Lalas (Revista de Vinhos), e é composta por dois momentos: um mais teórico, para a apresentação da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, variedades autóctones, métodos de vinificação, características e diferentes estilos de vinho; outro prático, incluindo a degustação de diferentes rótulos da região.

As sessões terão o seguinte alinhamento: Rio de Janeiro, dia 19 de novembro, no Porto Bay (Avenida Atlântica, 1500, Copacabana), das 10h às 12h e das 15h às 17h; Florianópolis, dia 21 de novembro, Majestic Palace Hotel (Avenida Jorn. Rubéns de Arruda Ramos 2746, Centro) das 10h às 12h e das 15h às 17h; Curitiba, dia 26 de novembro, no Pestana Curitiba (R. Comendador Araújo, 499, Centro). A participação é gratuita mas de inscrição prévia obrigatória porque limitada a número de lugares limitado, através de cadastro em http://cadastro.essenciadovinho.com/.

Por fim, estão ainda programadas ações de formação em escolas e associações de sommeliers: ABS Rio de Janeiro, dia 18 de novembro, das 15h30 às 17h30; ABS de Santa Catarina em Florianópolis, dia 20 de novembro, das 19h30 às 21h30; SENAC Alimentação em São Paulo, dia 22 de novembro, das 19h30 às 21h30; Centro Europeu de Curitiba, dia 25 de novembro, das 14h às 16h.

Partilhar
Voltar