Essência do Vinho está de regresso de 20 a 23 de fevereiro

Fotografia: Arquivo
Partilhar
Redação

Redação

A 17.ª edição do evento Essência do Vinho – Porto está de regresso ao Palácio da Bolsa, de 20 a 23 de fevereiro. O programa detalhado da principal experiência do vinho em Portugal é já conhecido e promete quatro dias absolutamente memoráveis. Descubra-o em www.essenciadovinhoporto.com


Essência do Vinho – Porto apresenta mais de 400 produtores e cerca de 4000 vinhos representados e em degustação, de Portugal e do mundo, 50 atividades paralelas que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.
O reforço da internacionalização do evento é expresso na comitiva internacional de especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça. São jornalistas, críticos, wine writers e sommeliers. Parte desta comitiva internacional convidada elegerá o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma prova de referência que já cumpre a 13.ª edição e que é promovida pela Revista de Vinhos.


Em simultâneo, a organização do evento está a receber pedidos consideráveis de acreditação de importadores de vinhos que operam em mercados internacionais, o que demonstra a afirmação do Essência do Vinho – Porto não apenas enquanto momento anual relevante na cidade e no país, mas ainda como uma iniciativa de relevo no calendário europeu do setor.
 
Sarah Ahmed e Charles Metcalfe entre os especialistas convidados


“Vinhos australianos de castas portuguesas” é uma das provas que certamente despertará maior curiosidade durante o Essência do Vinho – Porto. A jornalista e crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed especializou-se em vinhos portugueses e australianos, partilhando com frequência, no blogue “The Wine Detective” e também na coluna mensal que escreve na Revista de Vinhos, as viagens e os vinhos que mais a têm surpreendido nessas incursões pelos dois países. Nesta prova dá a conhecer interpretações australianas de castas bem conhecidas dos portugueses, como a Touriga Nacional, o Tinto Cão, o Sousão, a Tinta Barroca ou o Arinto.
Dando seguimento à parceria estabelecida entre o International Wine Challenge (IWC) e a Revista de Vinhos, um dos fundadores da histórica e reputada competição estará também no Porto. Charles Metcalfe promove, durante o Essência do Vinho – Porto, a prova “Grandes Vinhos do IWC”, que destacará rótulos medalhados naquela competição. Durante o evento, os expositores presentes poderão ainda beneficiar de condições de participação especiais para inscrição de vinhos a concurso.


A 17.ª edição do Essência do Vinho – Porto contempla ainda provas da Quinta da Boavista (Douro, o “Produtor do Ano 2019” pela Revista de Vinhos); verticais de várias colheitas de vinhos da Casa Ferreirinha Callabriga (Douro), Casa da Passarella (Dão), Covela (Vinhos Verdes), Herdade das Servas (Alentejo), Quinta do Monte Xisto (Douro) e Quinta Vale D. Maria (Douro); lançamento da nova gama de vinhos Alvarinhos de parcela da Aveleda (Vinhos Verdes) e dos vinhos de talha do projeto XXVI Talhas (Alentejo); provas de vinhos estrangeiros de Barolo (Piemonte, Itália), Champagne (França) e Rieslings (Alemanha e Alsácia).
A comitiva internacional de jornalistas convidados terá ainda oportunidade de participar numa prova que pretende ilustrar a notável capacidade de longevidade dos vinhos portugueses, bem como na prova “Vinhos do Porto de Sonho”, que reunirá rótulos raros e exclusivos.

Partilhar
Voltar