Evento 'Bairrada no Porto' confirma opção de sucesso

Fotografia: Daniel Luciano
Partilhar
Redação

Redação

Mais de 500 pessoas na estreia do evento na Invicta confirmam sucesso da opção estratégica da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

 

Aconteceu este Domingo, dia 18 de Novembro, a primeira edição do ‘Bairrada no Porto’. Com uma adesão a ultrapassar as 500 pessoas, esta iniciativa veio confirmar a opção estratégica da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), ao assumir que o evento que organiza, desde 2013, na Bairrada passa a ser bienal. Desta forma, a CVB consegue levar os vinhos, os sabores e o turismo da região também a Lisboa e ao Porto. Este foi o ano de estreia na cidade Invicta.
 
No final do evento ‘Bairrada no Porto’, era unânime a satisfação dos produtores. A escolha do local, o layout do espaço e o facto de ser um evento de pequena dimensão – dando aos que ali se deslocaram a possibilidade de estar em contacto com os 22 produtores presentes (*); saborear iguarias, pela cozinha do Rei dos Leitões; e ter contacto com a oferta turística da região, através da Associação Rota da Bairrada – foi motivo de satisfação também para os visitantes. Alguns deles, assumiram mesmo que foi uma excelente oportunidade para descobrirem e elegerem produtos da Bairrada para a quadra que se avizinha: ofertas e consumo no Natal e festa de final de ano.  
 
A escolha do dia do evento – o facto de ser a um Domingo à tarde; e junto da quadra natalícia – manifestou-se de forma positiva, não apenas junto do público em geral, mas no contacto com profissionais do sector, como sejam sommeliers, distribuidores e novos media, importantes players na divulgação e prescrição dos produtos da Bairrada. 
 
Não há dúvidas que o desafio feito pela CVB, que convidou produtores da região demarcada a levarem os seus espumantes e vinhos até Porto, para apresentarem desde grandes referências vínicas aos seus mais recentes rótulos, foi uma aposta ganha.
 
Para complementar esta mostra, estavam agendadas duas Provas Comentadas – ‘Bairrada, o reino das borbulhas’ e ‘Bairrada de culto’ – com inscrição in loco e que esgotaram em pouco menos de uma hora de evento. Também a gastronomia fez despertar o interesse dos presentes, que aderiram de tal maneira em força, que obrigaram o restaurante Rei dos Leitões a reforçar a sua oferta. 
 
O ‘Bairrada no Porto’ foi organizado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, com a produção Essência do Vinho e cofinanciamento do Centro2020.
 
LISTA DOS PRODUTORES PRESENTES (enunciados por ordem alfabética)

·       Adega de Cantanhede
·       Ataíde Semedo
·       Campolargo
·       Casa D’Almear Vineyards
·       Casa de Saima
·       Caves Arcos de Rei
·       Caves da Montanha
·       Caves do Solar de São Domingos
·       Caves São João
·       Encosta da Criveira
·       GIZ by Luís Gomes
·       IdealDrinks - Quinta Colinas São Lourenço
·       Kompassus
·       Luís Pato
·       Messias
·       Nélson Neves
·       Niepoort - Quinta de Baixo
·       Positive Wine
·       Prior Lucas
·       Regateiro / Aplauso
·       Vadio
·       Vinhos Sidónio de Sousa

Partilhar
Voltar