Festa do Espumante cresce 30% na maior edição de sempre

Fotografia: Fabrice Demoulin
Partilhar
Redação

Redação

Evento em Melgaço foi inaugurado pelo Secretário de Estado da Defesa do Consumidor João Torres.


A mais recente edição da Festa do Espumante de Melgaço cresceu 30% em número de expositores, área de evento e participantes, demonstrando o sucesso da aposta de mudança de localização do evento, para o recém-qualificado Largo do Mercado de Melgaço, resultado de um investimento co-financiado de 633 mil euros.

“É a maior edição de sempre, com um crescimento global de cerca de 30%, e é a prova de que fizemos a opção certa na mudança de local da Festa do Espumante de Melgaço. Aumentámos o número de expositores de vinho, que passou de 13 no ano passado, para 19 este ano, aumentámos a área de exposição, com mais 300 metros quadrados e fomos visitados por mais de 7 mil participantes, de vários pontos de pais e, como habitualmente, de Espanha”, revela o Presidente da Câmara de Melgaço Manoel Batista Pombal.

Melgaço voltou assim a ser a capital do Espumante, com dezenas de rótulos típicos da região, produtos e sabores locais, entre sexta-feira e domingo. A sessão inaugural decorreu na sexta-feira e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres.

O destaque principal da festa, o espumante de Alvarinho, esteve representado através das seguintes marcas de referência: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, João Portugal Ramos, PROVAM, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Rebouça, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Solar de Serrade, Terras de Real e Valados de Melgaço.

Nos expositores regionais, com enchidos e doçaria, para harmonização com os espumantes, estiveram presentes a Castrejinha, Aromas e Caprichos, Bolos & Bolinhos Gourmet, Delícias do Planalto, Mel do Zé, Prendokas Artesanali’s, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga.

Nos restaurantes, “O Brandeiro” e “Paris” serviram as especialidades gastronómicas de Melgaço e do Alto Minho.
Com a presença de 30 afamados produtores e entrada livre, a Festa do Espumante de Melgaço permitiu o acesso a provas livres e comentadas de espumantes, animação musical e demonstrações de cozinha, com os chefes Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, Porto, que obteve uma estrela Michelin no projeto anterior, Largo do Paço, (domingo, 25), António Alexandre, do Lisbon Marriott Hotel Lisboa e jurado em concursos como o Chefs Academy, (sábado, 24), e José Silva, do restaurante Solar dos Presuntos, Lisboa, (sexta-feira, 23).

A Festa do Espumante de Melgaço é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço com produção da Essência do Vinho e vai regressar no próximo ano, entre 22 e 24 de novembro.

Partilhar
Voltar