Melgaço celebrou o espumante por três dias

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar
Redação

Redação

A mais recente edição assinalada por grande adesão de público nacional e estrangeiro interessado no espumante Alvarinho e nos produtos regionais.

 

A Vila de Melgaço recebeu a 5.ª edição da Festa do Espumante no último fim de semana, numa homenagem plena ao espumante à base da casta Alvarinho. O excelente resultado desta edição provou, uma vez mais, a pertinência do investimento na mudança de localização do evento e na qualificação do espaço, que conta atualmente com 1400 m2 — os cerca de 9000 visitantes encheram e animaram o espaço disponível no Largo do Mercado entre dia 22 e 24.  “Procuramos que os eventos que fazemos ao longo do ano, e onde se inclui a Festa do Espumante, sejam momentos para promover o território na sua totalidade. Achamos que esta edição, com a requalificação do espaço e com a forma como estão dispostos os produtores responde a esse objetivo. Fazêmo-lo com mais qualidade e mais profissionalismo”, afirmou Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço.


De acordo com declarações da Secretária de Estado da Valorização do Interior, que reconheceu esta sexta-feira a “qualidade excecional” do vinho Alvarinho, este é “um fórum privilegiado de promoção da imagem plena de dinamismo que caracteriza este concelho […] É um certame que tem vindo a assumir-se como um forte impulsionador de uma oferta turística integrada na qual o enoturismo, os desportos de aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e a restauração têm vindo a manifestar uma progressiva evolução”.

Em prova estiveram 26 espumantes de 14 produtores provenientes de Monção e Melgaço: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, PROVAM, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras de Real e Valados de Melgaço.

A variedade de produtos regionais de elevada qualidade — fumeiro, enchidos, queijos e doçarias — são naturalmente outro grande foco de atração deste evento. Para completar a oferta gastronómica, o restaurante Chafarix/ DOP Mate, mestre na confeção do maravilhoso receituário de Melgaço e do Alto Minho, apresentou várias propostas gastronómicas que fizeram as delícias dos visitantes.

De assinalar, também, a elevada adesão do público às sessões de cozinha ao vivo protagonizadas pelos chefes Estrela Michelin Óscar Geadas e Vítor Matos, bem como os chefes João Cura e Rui Ribeiro. Os quatro reinterpretaram os produtos locais, propondo toques contemporâneos que suscitaram enorme curiosidade por parte do público. Também as provas comentadas com o sommelier Manuel Moreira se encheram de dicas práticas e úteis, contribuindo para que o público interessado aprofundasse o conhecimento sobre os espumantes de Melgaço.

E já que não há festa sem música, Rui Afonso e Bruno Pereira e os DJ John Fan, Pedro Simões (RFM) marcaram presença, animando o evento até de madrugada, que nem o mau tempo e a chuva conseguiram deter.

A Festa do Espumante de Melgaço é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço, com produção da Essência do Vinho.

Partilhar
Voltar