VINAL - Vinhas de Altitude regressa entre 17 e 19 de maio

Fotografia: Daniel Luciano
Partilhar
Redação

Redação

A seleção cuidada de dezenas de vinhos em prova livre harmonizados com a gastronomia regional na VINAL – Vinhas de Altitude vão fazer de Gouveia e Vila Nova de Tazem, na sub região da Serra da Estrela, o destino ideal para uma escapadinha no fim-de-semana de 17 a 19 de maio.

 

A VINAL – Vinhas de Altitude promete deliciar enófilos e visitantes em geral num programa que, além da prova livre de vinhos e degustação de especialidades gastronómicas regionais, vai incluir uma Sunset Party com DJ (17 de maio, sexta-feira, em Gouveia), uma das novidades desta edição, uma Conferência sobre Enoturismo (também a 17 de maio, sexta-feira, em Gouveia), Masterclasses sobre Vinhos, tendo os rótulos do Dão como referência, e Demonstrações de Cozinha.

Sexta-feira, o evento decorre nos Paços do Concelho de Gouveia e sábado e domingo, a VINAL – Vinhas de Altitude terá como epicentro a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem.

“Um dos temas fortes do evento será o das vinhas de altitude, tema que tem sido muito debatido entre os especialistas, em razão das alterações que têm provocado o aquecimento do clima, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques.

A VINAL – Vinhas de Altitude vai reunir diferentes especialistas, entre os quais o prestigiado sommelier Manuel Moreira, que vai partilhar a versatilidade, as caraterísticas únicas e os segredos dos vinhos de altitude da região e, na gastronomia, o chefe Valdir Lubave. Sob o lema “não cozinho para alimentar mas sim para emocionar”, garante uma experiência completa aos visitantes, no domingo, dia 19, explicando todo o processo de confeção, origem dos produtos, texturas e propriedades, com muita envolvência e interação com o público.

O evento abre portas no sábado, dia 18, às 12h, e encerra às 24h. Domingo, dia 19, decorre das 12h às 20h. Com entrada livre.

A VINAL – Vinhas de Altitude resulta da organização do Município de Gouveia, com produção da Essência do Vinho e apoio da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, Teka, Revista de Vinhos e Rádio Renascença.

Fique a par de todas as novidades da VINAL na página de Facebook do evento.

Partilhar
Voltar