Vinhos do Alentejo desembarcam em Belo Horizonte

 
Partilhar

- Vinhos de Portugal desembarcam na capital mineira no dia 1° de junho, no Museu Abílio Barreto.
- Mineiros poderão provar os aveludados e saborosos vinhos da região do Alentejo.
- O Brasil é o principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 4,8 milhões de garrafas por ano.
- Rio de Janeiro e São Paulo receberão também formações dos Vinhos do Alentejo a 30 e 31 de maio e a 7 de junho, respetivamente.

Depois de conquistar os paulistas e cariocas no ano passado, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil para, mais uma vez aquecer o dia dos mineiros na Feira Gastronômica do Projeto Aproxima, festa de rua, em torno do Museu Abílio Barreto e que acontece no dia 1 de junho, sábado.


A partir das 10 horas, o público presente terá a possibilidade de apreciar o que o Alentejo tem de melhor, além de conhecer emblemáticas vinícolas da região que estarão apresentando as mais recentes safras disponíveis no mercado brasileiro. Um público estimado de 1500 pessoas poderá apreciar os vinhos da região em 7 tendas que serão ocupadas pelas vinícolas alentejana. Nesse mesmo ambiente, haverá um outro espaço para chefs e restaurantes locais, que promoverão experiências harmonizadas entre os vinhos do Alentejo e a gastronomia mineira.


Já nos dias 30 e 31 de maio, no Rio de Janeiro, e a 7 de junho, em São Paulo, a CVRA promove formações para profissionais e estudantes. ABS Rio, Universidade Anhembi Morumbi e SENAC Aclimação são os locais selecionados.


A tradição vinícola da região do Alentejo cai cada vez mais nas graças da população brasileira: segundo dados da CVRA, nos últimos 5 anos, as importações aumentaram em mais de 20%. "Notamos um crescente interesse do Brasil pelos vinhos do Alentejo. Nosso objetivo é reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no País, que ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho, e trazer o melhor da região alentejana para a mesa dos brasileiros", afirma Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA.


A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 37% em volume e 40% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2018 da AC Nielsen. E o Brasil é o principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros por ano.
 
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo. Para mais informações aceda a: www.vinhosdoalentejo.pt.

Partilhar
Voltar