Vinhos do Douro e do Porto promovem-se no Canadá

Fotografia: Fotos D.R.
Partilhar

Instituto organiza primeira edição canadiana do Concurso Master of Port.


O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) promove durante este mês de junho um conjunto de atividades de formação em Toronto e Montreal, no Canadá, para profissionais e estudantes, depois de ter apostado em  várias ações de promoção no Brasil. Entre os dias 12 e 14 , decorrerá, ainda, a primeira edição, no Canadá, do reconhecido concurso Master of Port, num evento de três dias que pretende eleger o maior especialista em vinho Vinho do Porto do país, no culminar de um ano de competição.

As ações de formação, intituladas PORT & DOURO WINE SEMINAR, são dirigidas a profissionais, atuais e futuros, e decorrem em instituições de formação de reconhecido mérito no setor como a Sommelier Factory e o Institut de Tourisme et d'hôtellerie du Québec. No total, serão quatro sessões com mais de 100 vinhos, constituídas por um módulo sobre “Vinho do Porto” e outro módulo sobre “Vinhos do Douro”, que têm como por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre os vinhos da região de dezenas de especialistas locais.

O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, destaca “o papel do Canadá enquanto mercado de referência, estratégico e incontornável para os vinhos da Região Demarcada do Douro. Ocupa a segunda posição na exportação dos vinhos DOP Douro e em causa estão também, em grande medida, os perfis de procura de vinhos de categorias especiais DOP Douro. O paíis faz, exatamente por isso, parte do nosso roteiro de promoção e divulgação contínuas”, revela Gilberto Igrejas.

Agenda Canadá

Toronto

  • 9 junho | Porto & Douro Wine Seminar (Formações IVDP), Sommelier Factory, 14h – 16:30h
  • 10 junho | Porto & Douro Wine Seminar (Formações IVDP), Sommelier Factory, 14h – 16:30h


Informações e inscrições: comunications@on.sommelierscanada.ca 
https://www.universe.com/events/port-and-douro-wine-seminar-tickets-toronto-LKNP03 

Montreal

  • 11 junho | Porto & Douro Wine Seminar (Formações IVDP), Institut de Tourisme et d'hôtellerie du Québec (ITHQ) 14h – 16:30h

Informações e inscrições: catarinalousan@essenciadovinho.com 
https://www.universe.com/events/port-and-douro-wine-seminars-11-et-12-juin-2019-tickets-montral-30BH28 

  • 12 junho | Porto & Douro Wine Seminar (Formações IVDP), ITHQ, 14h – 16:30h

Informações e inscrições: catarinalousan@essenciadovinho.com 
https://www.universe.com/events/port-and-douro-wine-seminars-11-et-12-juin-2019-tickets-montral-30BH28 

Primeira edição do Master of Port Canadá

O reconhecido concurso Master of Port assinala a estreia absoluta fora da Europa com realização no Canadá, em parceria com a Canadian Association of Professional Sommeliers (CAPS). Os três dias de competição arrancam no próximo dia 12 de junho, incluem provas e jantares de gala com harmonizações e culminarão com a eleição do maior especialista do paíis em Vinho do Porto.

“Este concurso visa promover a formação de um dos mais importantes segmentos de profissionais, e com o seu crescimento notório em dimensão e popularidade, tem vindo a estabelecer-se como um dos importantes passos na eleição do “‘Melhor Sommelier do Mundo”’”, explica Gilberto Igrejas. Além disso, acrescenta, “pela sua proximidade ao consumidor, capacidade de influência no momento da escolha de um Vinho e criação de tendências é um evento que faz parte da agenda enogastronómica dos países por onde passaonde ocorre”.


A exportação de Vinhos da Região Demarcada do Douro para o Canadá

Em 2018, foram exportadas para o Canadá 304 mil garrafas de DOP Douro, mais 10% do que no ano anterior, no valor de 11, 2 milhões de euros (+ 7, 8%). Anualmente, registam-se recordes, com crescimentos sucessivos e acentuados das exportações para o Canadá – e que fazem do paíis o segundo mercado mais importante para este vinho.

Para o DOP Porto, o Canadá carateriza-se por um preço médio muito superior ao global, devido à apetência do paíis pelas categorias especiais. O Canadá é mesmo o mercado, de entre os 25 principais do DOP Porto, com a quota mais elevada de vendas de Porto Premium.

Em 2018, foram exportadas para o Canadá 141 mil caixas de DOP Porto, no valor de 11,8 milhões de euros.

Partilhar
Voltar