Notícias

Revista de Vinhos estreia “O Debate”

Paul Symington e João Portugal Ramos são os primeiros protagonistas de “O Debate”. A nova iniciativa da Revista de Vinhos estreia em versão integral online, terça-feira, dia 16 de julho, pelas 19h.

Notícias

26 premiados no Concurso de Vinhos da Beira Interior

De um lote de quase 30 premiados, houve quatro vinhos (todos brancos) que mais se distinguiram na Gala de Entrega de Prémios do 12º Concurso de Vinhos da Beira Interior, numa cerimónia realizada em Trancoso.

Notícias

Isabel Furtado e Cristina Fonseca vencem Prémio D. Antónia

Criados em 1988 pelos descendentes de D. Antónia Adelaide Ferreira, aquando do processo de aquisição da A. Ferreira pela Sogrape, os prémios D. Antónia referentes a este ano acabam de ser entregues a Isabel Gonçalves Furtado (CEO do grupo Têxtil Manuel Gonçalves e Presidente da COTEC) e Cristina Fonseca (co-fundadora da TalkDesk e Indico).

Notícias

Ricardo Diogo, o “enfant terrible” dos Vinhos Madeira

A Barbeito foi fundada por Mário Barbeito, em 1946. O até então contabilista da Companhia Vinícola Madeirense iria mudar o rumo da vida da sua família com a decisão de produzir Vinho Madeira. Atualmente, é Ricardo Diogo, neto do fundador, o rosto destes vinhos, tendo sucedido a sua mãe, Manuela Vasconcelos.

Notícias

100 anos d. C. (depois de Constantino)

Há 100 anos, Constantino de Almeida adquire a Quinta do Crasto e junta mais uma pérola à sua empresa de Vinho do Porto. Na atualidade, a família Roquette preserva e prossegue o seu legado, a inovar nos vinhos do Douro e Porto de excelência e com incursões no Novo Mundo (do Douro Superior). Sempre com um pé do outro lado do Atlântico.  

Notícias

Carlos Lucas investe no Douro e produz Porto

Carlos Lucas reforçou a aposta no Douro, com a compra de uma quinta em Tabuaço, onde vai produzir vinhos do Porto e de mesa, assentes num projeto agrícola que inclui azeite e enoturismo.

Notícias

Esporão - inquietação e mudança

João Roquette queria ser músico. É músico. Durante três anos, o Hot Club foi a sua escola. O jazz deu-lhe a formação mas a liberdade criativa leva-o por outros estilos, sem rótulos. Improvisa. Tem uma banda e uma editora. O piano é libertador. João Roquette também estudou gestão de empresas. Esteve uns anos fora de Portugal, procurou o seu caminho e as dúvidas não foram suficientes para toldar o discernimento. Não amaria menos a música por não a escolher como profissão. Quando voltou, foi para o Alentejo, para a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, onde viveu durante algum tempo. Esse contacto diário e as conversas com o seu pai, José Roquette, ajudaram na decisão. Ficaria na empresa familiar.

Notícias

O enólogo de Melgaço que brilha em Monção

A cumprir 25 anos de enologia no universo dos vinhos Alvarinho, incluindo os sete anos que passou do outro lado da fronteira, nas galegas Rias Baixas, Abel Codesso é um homem de Melgaço que faz vinhos em toda a sub-região – e pode mesmo dizer-se que os projetos de maior destaque com a sua impressão digital ficam ambos no concelho de Monção, a Provam (acrónimo de Produtores de Vinho Alvarinho de Monção) e a Quinta de Santiago, que visitámos na companhia do próprio enólogo e onde tivemos oportunidade de provar as mais recentes novidades.