Notícias

Tanoeiros, cirurgiões da madeira

Atores incontornáveis no universo dos vinhos, os tanoeiros são verdadeiros resistentes – resistem à introdução da maquinaria que substitui a arte e a força de braços, resistem aos ditames contabilísticos das empresas, resistem à invasão de inox, talhas e ânforas. Nas Caves de Vinho do Porto ainda há quem mantenha uma tanoaria, que alberga sete homens, de diferentes idades, mas com um único fito: preservar um stock de milhares de cascos.

Notícias

Efeito dominó

Vítor Claro começou por escolher o curso de Gestão Hoteleira porque, com 17 ou 18 anos, o que achava que queria fazer na vida era viajar. Logo no primeiro ano, as aulas de cozinha abriram-lhe um mundo novo. Descobriu que gostava realmente de cozinhar e, após um estágio prático de cozinha no final do primeiro ano, não voltou à universidade. Com apenas 21 anos, no início da década de 2000, abre o primeiro restaurante no Bairro Alto, o Pica no Chão. E produz vinho desde 2010, num projeto a que chamou Dominó, numa alusão divertida às propriedades da Borgonha, cujo termo francês é “Domaine”.

Notícias

A locomotiva do renascimento

Os vinhos do Pico figuram hoje entre os mais procurados do país. A oferta fica aquém da procura e os preços acima da média apenas ajudam a valorizar aquilo que não só é um património vivo como também uma jornada de loucos. Mas, foi preciso chegar alguém de fora para que os açorianos percebessem o tesouro incalculável que tinham em mãos. 

Notícias

Frederico Falcão sai da Bacalhôa

Um ano após ter assumido as funções de Administrador Delegado, Frederico Falcão decidiu demitir-se do grupo Bacalhôa Vinhos de Portugal. O pedido de rescisão foi aceite e a saída, agora conhecida, é por mútuo acordo.

Notícias

Noval compra Quinta do Passadouro

A Quinta do Noval anunciou a compra da Quinta do Passadouro, em comunicado de imprensa enviado às redações no final do dia de ontem.