Degustação de seleção confirma qualidade do ano 2018

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Presidente da ABE acompanhou os trabalhos e diz que em virtude da excelência da safra o desafio de avaliar as amostras é muito grande
 

Os 120 enólogos que participaram da Degustação de Seleção da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018 finalizaram ontem, 23 de agosto, a importante missão de degustar às cegas e avaliar as 351 amostras inscritas por 50 vinícolas de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Foram 24 horas de degustação em oito dias. O trabalho foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A expectativa é grande em razão da alta qualidade que confirmou na taça a excelência da safra 2018.
 
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, enólogo Edegar Scortegagna, que acompanhou os trabalhos, destaca a percepção dos enólogos envolvidos. “Os comentários convergiram para o desafio que foi degustar amostras com tamanha qualidade, o que comprova que a safra 2018 realmente foi excelente. Muitos enólogos afirmaram que os vinhos tintos são de alta qualidade. Os brancos e base espumante já sabíamos de muitos anos que no geral sempre apresentam excelência. Este ano, o alto padrão se percebe também nos tintos”. Scortegagna também ressalta a participação dos enólogos. “Dos 120 enólogos convocados pela ABE para os oito dias degustações, 100% compareceram. Isso mostra a seriedade e compromisso da entidade e dos enólogos com a Avaliação”, reforça.
 
Com a Degustação de Seleção encerrada é hora de focar no grande espetáculo que é a divulgação do resultado para o público no dia 29 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. As inscrições abrem dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br. Serão cerca de 900 apreciadores que conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias. O público poderá, ainda, degustar 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2018.