Dirk e Maçanita em novo debate da Revista de Vinhos

 
Os produtores e enólogos Dirk Niepoort e António Maçanita protagonizam o quarto “O Debate” promovido pela Revista de Vinhos.

Dirk Niepoort será, muito provavelmente, o protagonista do vinho português mais conhecido no mundo. Estudou Economia na Suíça, mas tornou-se num enólogo autodidata. Em larga medida reinventou a empresa de família, a Niepoort, a qual dirige hoje e na qual participa diretamente há mais de 30 anos. Por vezes polémico, gosta também de apontar novos caminhos e isso será das principais virtudes que possui.

António Maçanita é filho de mãe alentejana e pai açoriano. Começou por fazer vinho no Alentejo e mais recentemente revolucionou a forma de fazer e de comunicar os vinhos do Pico, nos Açores. Enólogo dos vinhos próprios e também consultor de outros projetos, gosta de perceber a história para a partir dela criar a própria história, muitas vezes através de ensaios.

O Alentejo, o Douro e os Açores, os vinhos de intervenção minimalista, os caminhos da viticultura e da enologia, a perceção de mercados do vinho são alguns dos temas focados neste “O Debate”, com estreia online a partir das 21h de dia 20 de janeiro.

 “O Debate” tem moderação de Nuno Guedes Vaz Pires e José João Santos e realização de Ricardo Garrido. Fica disponível na íntegra online, na página de facebook e no canal You Tube da Revista de Vinhos, com sublinhados também no programa “A Essência” – na Renascença, RTP3 e RTP Internacional.