Douro exalta Tomate Coração de Boi

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A pretexto da terceira edição do concurso Tomate Coração de Boi do Douro, que mobiliza a produção deste tomate de quinta tão especial dos principais produtores de vinhos do Douro, Agosto é também o mês do tomate nos restaurantes da região duriense.

 


Assim, para além de se realizar na Quinta do Vallado a terceira edição do concurso tomate coração de boi – avaliado em prova cega por um júri constituído por chefes de cozinha, enólogos e jornalistas –, alguns dos restaurantes referenciais do Douro integram nas suas ementas aquele que é, provavelmente, o melhor tomate do mundo, a saber:

Restaurante DOC - Burrata com Tomate Coração de Boi e azeite de manjericão na companhia de tostas de frutos secos.
 

Restaurante Toca da Raposa - Tomate Coração de Boi, flor de sal e azeite extra virgem, ovos mexidos com Tomate Coração de Boi e sopa de tomate de outros tempos. Como prato principal, tomate em arroz malandro com filete de bacalhau em polme, milhos de tomate com cachaço de porco bísaro grelhado, massada de tomate e bacalhau. Para sobremesa queijo de ovelha com doce de tomate de Foz Torto.
 

Restaurante Cais da Ferradosa -  Entrada de Tomate Coração de Boi, flor de sal e azeite virgem. Como prato principal arroz de tomate com peixinhos do rio, guisado de tomate coração de boi e courgette da horta. Para sobremesa queijos artesanais com compota de tomate da horta. 
 

Restaurate Terroir (Hotel Six Senses Douro) - Entrada com Tomate Coração de Boi. Tomate, flor de sal, fio de azeite e cebola ou oregãos frescos como parte do couvert em dias a definir.
 

Restaurante CAISDAVILLA - Salada de Tomate Coração de Boi com azeite e flor de sal.
 

Restaurante Chaxoila - Saladas de Tomate Coração de Boi com azeite e flor de sal.
 

Restaurante Cêpa Torta - Como entrada tomate aberto em oito, regado com azeite virgem extra e polvilhado com flor de sal. Para prato principal, batata confitada com Tomate Coração de Boi a acompanhar um belo naco maronês;
 

Restaurante Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa) - Sopa fria de tomate assado Coração de Boi & queijo da Ilha São Jorge.

O Concurso Tomate Coração de Boi do Douro é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar e promover o tomate coração de boi do Douro, bem como exaltar a região nas suas múltiplas vertentes, promovendo o vinho, o território, o turismo e as gentes locais.