Essência do Vinho compra a revista brasileira Gula

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Aposta estratégica num mercado primordial de atuação surge após deter 100% da portuguesa Revista de Vinhos. Compra do histórico título afirma a EV como principal grupo de língua portuguesa especializado em vinho.

 

Os diretores do Grupo Essência do Vinho (EV), Nuno Botelho e Nuno Pires, concretizaram a aquisição do mais antigo título da imprensa especializada em enogastronomia do Brasil, a revista GULA.

Fundada em 1990 e sediada em São Paulo, a GULA é uma referência no mercado editorial brasileiro nas temáticas do vinho, da gastronomia e da enogastronomia. Tem conquistado milhares de leitores e assinantes ao longo dos últimos 30 anos, sendo reconhecida como uma referência pelos protagonistas das temáticas que aprofunda.

Com a GULA, a gastronomia tradicional e mais vanguardista do Brasil, os produtos, os restaurantes e os chefes de cozinha brasileiros alcançaram maior visibilidade. E tem sido a GULA das grandes responsáveis pelo aumento do interesse, pela formação e educação dos consumidores brasileiros para o vinho, os da Europa e do Novo Mundo. “Nos últimos três anos, a GULA tinha interrompido a presença nas bancas para se dedicar ao online e às redes sociais, onde conquistou mais de 189.000 seguidores. Mas manteve padrões de qualidade e, sobretudo, uma notoriedade forte nos setores do vinho, da restauração, da hotelaria e do turismo do Brasil. A aquisição deste histórico título brasileiro pela EV representa uma nova vida para a GULA, com novas ideias e abordagens, uma redação especializada e pluridisciplinar, uma vontade férrea de fazer ainda mais, ainda melhor. No imediato vamos reforçar os conteúdos online e, em breve, retomaremos as edições impressas, disponíveis nas bancas e para assinantes. Em paralelo, a GULA será produtora de eventos de gastronomia e vinho, fidelizando os atuais leitores mas, acima de tudo, conquistando novos públicos. É uma enorme responsabilidade, que abraçamos com o mesmo entusiasmo e convicção com que iniciamos o projeto EV”, realça Nuno Pires.

Criada em 2004, a EV é hoje líder na produção de eventos de vinhos e de gastronomia  em Portugal. O crescimento consolidado tem levado o grupo a produzir dezenas de outros eventos, ações de charme e formações no exterior, como o Brasil, Estados Unidos, Canadá, China, Alemanha, Dinamarca, França ou Suíça.

Em paralelo, a EV construiu projetos editoriais como a revista WINE, que descontinuou após adquirir o mais antigo título português especializado em vinho, a Revista de Vinhos, que passou a deter na totalidade em 2018 e que celebra agora o 30º ano de publicação. A par disso, produz os programas semanais A Essência – emitidos na RTP3, RTP3 e Renascença –, desenvolve o projeto formativo Escola Essência do Vinho e soma mais de 315.000 seguidores nas redes sociais (facebook, instagram, twitter, youtube). “O reforço da presença no Brasil é uma consequência lógica do nosso processo de crescimento. Antes de constituirmos a EV em Portugal estivemos na génese daquela que foi a mais importante feira de vinhos na América Latina, a Expovinis Brasil. Por isso, a nossa ligação ao mercado brasileiro é forte, a nossa experiência e conhecimento são profundos. Os eventos, as ações promocionais e de formação que temos produzido no Brasil têm sido muito bemsucedidos.

Com a aquisição da revista GULA acreditamos que não apenas podemos aumentar a nossa esfera de ação como seremos, certamente, um veículo ainda mais privilegiado de divulgação do vinho e da gastronomia. Como poderão imaginar, esta é uma data muito feliz para nós”, sublinha Nuno Botelho.

Com a Revista de Vinhos e a GULA, os programas A Essência, os eventos, as ações de formação de públicos e os seguidores nas redes sociais, a Essência do Vinho assume-se como o principal grupo de comunicação de língua portuguesa especializado em vinho.