Essência do Vinho - Porto inaugura esta quinta-feira

 

Esta quinta-feira, o Palácio da Bolsa abre as portas para a 15ª edição da principal experiência do vinho em Portugal. ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO inaugura oficialmente às 15h, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. O evento decorre até domingo, com 3.000 vinhos em prova livre, de 400 produtores nacionais e estrangeiros. Destaca-se ainda a presença de uma representativa comitiva internacional de jornalistas e importadores, a eleição do “TOP 10 Vinhos Portugueses” e um imperdível programa de atividades paralelas.


Antes da abertura ao público, da parte da manhã, realiza-se a grande prova “TOP 10 Vinhos Portugueses” que reúne, no deslumbrante Salão Árabe do Palácio da Bolsa, a seleção dos rótulos que obtiveram as pontuações mais elevadas no último ano pela Revista de Vinhos. O júri especializado é constituído por cerca de cinco dezenas de jornalistas, wine experts e sommeliers. Os vinhos tintos, brancos e fortificados com as pontuações mais elevadas constituirão o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que será anunciado em jantar no VINUM, esta sexta-feira.

Da parte da tarde, logo a abrir o evento, destaque para um nome incontornável da cena mundial do vinho, e que estará pela primeira vez em Portugal. Josko Gravner, produtor italiano, tido por muitos como o pai dos vinhos “laranja” e praticante de uma viticultura e enologia minimalistas, com profundo respeito pelo terroir, conduz uma prova comentada inédita no nosso país, a partir das 16h.

Comitiva com especialistas de 13 nacionalidades

A 15ª edição traz à cidade do Porto uma relevante comitiva internacional de profissionais estrangeiros - entre jornalistas, líderes de opinião, sommeliers e importadores - de 13 nacionalidades distintas. Brasil, Espanha, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Polónia, Canadá, Estados Unidos da América, China, Rússia, Portugal, Itália e Finlândia são os países representados.

“O vinho português tem alcançado uma crescente notoriedade internacional e é nosso objetivo contribuir para a dinâmica deste que é um setor económico que se tem afirmado nos últimos anos. Trazendo ao nosso país uma significativa comitiva de especialistas de 13 diferentes mercados e proporcionando o contacto com os produtores representados no evento, promovemos o bom momento do vinho português e potenciamos novas oportunidades de negócio”, explica Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho.


ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO realiza-se dia 22 de fevereiro, das 15h às 20h, dias 23 e 24, das 15h às 21h, e dia 25 de fevereiro, das 15h às 20h. A entrada para um dia de evento tem o valor de 25€ e inclui copo oficial de provas Riedel. A programação destaca os grandes nomes do vinho em Portugal e no mundo, referências raras e exclusivas, rótulos de valor inestimável, chefes de cozinha com estrela Michelin, e pode ser consultada em www.essenciadovinhoporto.com/pt/programa


NOTA: Realizado pela primeira vez em 2004, ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO, a principal experiência do vinho em Portugal, é uma organização da EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto. A última edição do evento recebeu mais de 20.000 visitantes, 30% dos quais estrangeiros.

Redação | Revista de Vinhos