Estrelas Michelin da Galiza celebram aniversário do Oficina

Fotografia: Fotos D.R.
Marc Barros

Marc Barros

Os chefes galegos Yayo Daporta, Pepe Solla, Javier Olleros e Pepe Vieira são as estrelas do segundo aniversário do restaurante Oficina, no centro do Porto. Todos eles galardoados com uma estrela Michelin e igualmente membros do chamado Grupo Nove, criado em 2003 para promover os valores e produtos gastronómicos da Galiza, estes chefes encimarão quatro jantares temáticos, a realizar até Dezembro, para trazer um pouco da cultura e da gastronomia galegos à Invicta, com grande enfoque nos produtos do mar, mas também nas carnes e nos produtos hortelãos.

 

Recorde-se que este Grupo Nove, que arrancou com nove cozinheiros e restaurantes, tem hoje 24 representantes. Serão estes saberes e sabores que o evento Estrelas da Galiza no Oficina pretende amplificar, em parceria com a marca de cervejas Estrella Galicia. A iniciativa começou com Yayo Daporta, do restaurante homónimo localizado em Cambados e que, desde 2008, detém uma estrela Michelin.

O mar foi o grande destaque deste jantar, não apenas pela localização do restaurante deste chefe, mas também pela ligação familiar que Yaya guarda com o cultivo de marisco na ria de Arousa. No jantar foram servidos pratos como o mexilhão em vinagrete e ao escabeche, a navalha do rio com lima kaffir, alho e salsa, cavala marinada e assada com caldo dashi e milho crocante, a pescada ao vapor com amêijoas ao natural, algas e gelatina de moluscos, bem como o cabrito confitado e assado no seu suco com húmus de grão-de-bico. Entre os vinhos escolhidos para acompanhar estes pratos estiveram os Alvarinho da Quinta do Regueiro de 2017 e os exemplares Barricas e Primitivo, ambos de 2016, da mesma casa. Do Douro, a Quinta da Casa Amarela alinhou com o Rosé 2017, o Reserva Tinto 2013 e o Porto Reserva Ruby, sem esquecer as harmonizações com cerveja Estrella Galicia – Especial; 1906; Red Vintage e; Black Coupage. Os próximos jantares no âmbito deste evento, terão lugar a 17 de outubro (Pepe Solla), Javier Olleros (21 de Novembro) e Pepe Vieira (12 de Dezembro).