Faleceu João Carvalho Ghira

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

João Carvalho Ghira, engenheiro agrónomo, antigo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Estremadura e de Lisboa, faleceu aos 74 anos.


Oriundo de uma família com forte ligação à agricultura, nasceu no Cartaxo. Frequentou os estudos superiores no Instituto Superior de Agronomia e em 1972 iniciou funções no então Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas, hoje Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos. Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo.

Editou diversas obras de referência no setor, entre os quais “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. É considerado um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português.

Em nota enviada às redações, o presidente da CVR Lisboa, Francisco Toscano Rico, afirmou que “o mundo vitivinícola, o país, a região Vitivinícola da Região de Lisboa e os seus vinhos, apresentam hoje a sua atuação exemplar e dedicada, resultado de um desempenho com extremo profissionalismo (com uma postura ética e deontológica irrepreensível), de nobre competência, de muito rigor e de enorme exigência” de João José Carvalho Ghira.