Frederico Falcão sai do IVV

Fotografia: Ricardo Garrido

Ao que apurou a Revista de Vinhos, o atual presidente do IVV decidiu não se recandidatar ao cargo que ocupa após o final do seu mandato, ainda este ano. A saída de Frederico Falcão marca uma etapa importante na indústria portuguesa dos vinhos. Enólogo de formação, tornou-se o mais jovem a exercer a função neste órgão tutelado pelo Ministério da Agricultura.

 

Com passagens pelo Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado, Frederico Falcão assumiu o cargo de presidente do IVV numa fase de grande dinamismo dos vinhos portugueses, tendo levado a cabo um trabalho meritório na promoção da tipicidade das castas nacionais e da necessidade de aumentar e diversificar as exportações portuguesas. 

Como homem da adega e das vinhas, são de ressaltar os seus esforços junto das instituições e empresas nacionais para a criação de campos ampelográficos experimentais. Mas o seu mandato fica marcado, sobretudo, pelo crescimento das exportações portuguesas de vinhos – incluindo a recuperação do mercado angolano. 

Redação | Revista de Vinhos