Herdade da Rocha inaugura nova adega

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Em dia de homenagem ao Prémio Nobel da Paz Ramos Horta, Herdade da Rocha inaugura nova adega.

 

Enologia e meditação. Dois conceitos, à partida distanciados, mas que na Herdade da Rocha se complementam na perfeição. A nova Adega da Herdade da Rocha é inaugurada dia 26 de junho, ao mesmo tempo que se homenageia o Prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta.
Situada no Crato, no Alto-Alentejo, a Herdade da Rocha inaugura no próximo dia 26 de junho a sua nova Adega. Nesta cerimónia estará presente José Ramos Horta, ex-presidente de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, que será homenageado através do monumento Retiro da Paz, um espaço inspirado nesta personalidade e que pode ser visitado e usado como ponto de meditação para quem visita a Herdade da Rocha.

Além do homenageado, José Ramos Horta, estará ainda presente na cerimónia de inauguração, João Catarino, Secretário de Estado da Valorização do Interior.

Com cerca de 2000m2 na parte subterrânea e ao nível do solo, a nova Adega foi construída a pensar nas visitas e no turismo, com uma zona na parte superior que permite às pessoas fazerem provas de vinho e conferências. Para além dos Vinhos, a nova Adega é também ela uma obra de arte, uma vez que vários artistas plásticos foram desafiados a criar peças que estão expostas no local. O escultor Paulo Neves foi o artista responsável pelas portas da Adega num trabalho conjunto com outros vários artistas que a decoraram.

É também aqui que nasce uma nova marca de vinhos portugueses pautados pela frescura e mineralidade. Na Herdade da Rocha a equipa de enologia pretende produzir vinhos mais frescos com características mais minerais que naturalmente se distinguem dos vinhos alentejanos comuns. Em 2012 foi lançada a primeira colheita, engarrafando uma série limitada 1350 garrafas. Em 2013 foram produzidos os vinhos Couto Saramago Red Wine e Couto Saramago Seleção.

O ano de 2016 ficou assinalado pelo lançamento dos vinhos branco e rosé.

A nova Adega e o Retiro da Paz vêm complementar a oferta da Herdade da Rocha que já incluía 12 hectares de vinha e um conceito único e inovador de alojamento local temático dedicado à Oliveira, com a Boutique Lodge.