Já é conhecido o "Sommelier do Ano 2017"

Fotografia: Ricardo Garrido

Eduardo M. Araujo, sócio-sommelier do “The Wine Pub”, em Florianópolis, é o grande vencedor do concurso “Sommelier do Ano – Vinhos de Portugal 2017”. O anúncio foi feito esta sexta-feira, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo , na derradeira fase do concurso. Eduardo distinguiu-se ao longo das três etapas, sendo consagrado com o título, que lhe proporciona um prémio monetário no valor de 4.000€ para a realização de acções de formação sobre Vinhos de Portugal junto de 30 sommeliers.

 

Eduardo M. Araujo é sócio-sommelier do pequeno, mas movimentado, wine bar em Florianópolis - o “The Wine Pub” - sendo responsável por uma carta de vinhos constituída por mais de 200 rótulos. Antes, foi proprietário da Santa Adega Vinhos Finos e tem um percurso que contempla mais de 15 países, conhecendo bem as principais regiões produtoras. Formou-se como sommelier em 2007 pelo SENAC SC e é “Certified Sommelier” pela Court of Master Sommeliers, em prova na Califórnia e WSET 2. Atua também na área da educação, conduzindo palestras, além de escrever sobre vinhos no Jornal “Imagem da Ilha” e no seu blogue “www.vinho365.com.br”.

O concurso “Sommelier do Ano – Vinhos de Portugal 2017” arrancou a 13 de novembro e foi composto por três etapas. Julieta Carrizo (Grupo Irajá/Pedro de Artagão, Rio de Janeiro), Marcos Lima (Adegão Português, Rio de Janeiro), Gabriele Frizon (Aranda, São Paulo), João Pichetti (Grupo D.O.M., São Paulo), Gustavo Giacchero (Alma Chef, Belo Horizonte), Patricia de Leon (Curitiba) e Eduardo M. Araujo (The Wine Pub, Florianópolis) foram os sommeliers que, a convite dos Vinhos de Portugal, estiveram em Portugal para as duas primeiras etapas da competição: uma formação sobre Vinhos de Portugal, seguida de um primeiro momento de avaliação (teste teórico) e um tour por diferentes regiões vitivinícolas (Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Península de Setúbal e Alentejo), incluindo visita a vários produtores, provas de vinho e jantares de harmonização.

A terceira e última etapa realizou-se já no Brasil, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Aqui, todas as experiências e conhecimentos adquiridos foram postos à prova: o painel de jurados - composto pelos reputados wine experts brasileiros Alexandre Lalas, Miguel Icassatti e Alexandro Bronzato, e por Sónia Vieira, da ViniPortugal - pediu a simulação de um serviço de vinhos em restaurante a todos os participantes.

Tendo como objetivo promover um nível de formação mais avançado e conhecimentos aprofundados sobre os vinhos portugueses junto de sommeliers brasileiros a trabalharem em espaços de restauração reputados no Brasil, o concurso envolveu a participação de sete profissionais a trabalhar em restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo (60%), entre outros Estados (40%), previamente avaliados e cuidadosamente selecionados.

“Acreditamos que, desta forma, podemos contribuir para o posicionamento distintivo dos vinhos portugueses junto do canal on-trade e também promover a valorização profissional dos participantes”, salienta Sónia Vieira, Coordenadora de Promoção e Formação da ViniPortugal.

O concurso “Sommelier do Ano – Vinhos de Portugal 2017” foi organizado no âmbito da  Academia Vinhos de Portugal, gerida pela ViniPortugal, no âmbito do seu plano de marketing e promoção dos vinhos portugueses no mercado brasileiro.

De relembrar que Portugal é hoje uma forte tendência a nível mundial, com rótulos que surgem no topo da lista no que diz respeito a interesse por parte dos compradores internacionais, que querem reforçar seu portefólio com os mais reputados vinhos. E o excelente momento do vinho português no mundo reflete-se também no Brasil, que se constitui como um mercado muito estratégico. De salientar que Portugal é o terceiro maior fornecedor do Brasil e que nos últimos seis anos a exportação para este país cresceu 15% em valor.

Inseridas no plano anual de marketing da marca “Wines of Portugal”, estão a decorrer outras ações no mercado brasileiro, nomeadamente as provas “O Melhor de Portugal” e formações sobre vinhos portugueses.
 

Redação | Revista de Vinhos