Já são conhecidos os finalistas do TOP 10 Vinhos Portugueses

Fotografia: Arquivo
Luís Alves

Luís Alves

São mais de meia centena os vinhos pré-selecionados, finalistas do TOP 10 dos Vinhos Portugueses. O júri internacional chega nas próximas horas ao Porto para a derradeira avaliação.

 

O Essência do Vinho – Porto 2019 arranca já na próxima quinta-feira, dia 21. As portas do Palácio da Bolsa vão abrir ao início da tarde mas antes disso haverá uma importante prova que vai eleger o TOP 10 dos Vinhos Portugueses.

O júri internacional que está responsável por esta prova vem de diferentes latitudes e tem nomes muito representativos da crítica mundial. O jornalista Jamie Goode (Sunday Express), do Reino Unido, Sarah Ahmed, também do Reino Unido, José Peñin, de Espanha, Loîc Pasquet, de França, Yuri Koster e Cees van Casteren MW, da Holanda, Mabel Lai, da China, Bruno Almeida, dos EUA, ou Cássia Campos, do Brasil, são apenas alguns exemplos de uma lista extensa e rica de especialistas globais.

A pré-seleção de vinhos feita pela Revista de Vinhos fechou uma lista de mais de meia centena de referências. Esta pré-seleção tem por base os vinhos que mais se notabilizaram no ano de 2018, provados pelo Painel de Provas da Revista de Vinhos. Todas as regiões vinícolas portuguesas estão representadas, com anos de colheita que vão desde 1985 até a vindimas recentes como a de 2017. Os perfis distintos são naturalmente diferentes mas em comum têm um nível qualitativo superior.

Os resultados serão anunciados num jantar exclusivo, no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.
O TOP 10 Vinhos Portugueses, organizado pela Revista de Vinhos, é a competição mais antiga do país, organizada desde 2006. Trata-se de um investimento própria da Revista de Vinhos/ Essência do Vinho, sem qualquer apoio externo.

O júri internacional chega ao Porto nas próximas horas e terá à espera um programa repleto de atividades paralelas, organizadas propositadamente para a comitiva internacional. Desde tours por regiões vitícolas até visitas específicas a players muito relevantes, como é o caso da Corticeira Amorim, as dezenas de especialistas que integram esta comitiva poderão conhecer mais sobre o Portugal vinícola.

O evento

A tarefa de escolher os dez melhores dá o mote para a 16ª Edição do Essência do Vinho – Porto. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o setor do vinho e os milhares de apreciadores reúnem-se no Palácio da Bolsa, no Porto. O evento tem um impacto estimado na cidade de 2,6 milhões de euros, de acordo com um estudo do ISAG – European Business School.

A edição de 2019 tem a novidade da Loja Pop Up que vai permitir aos visitantes adquirir os vinhos que mais gostaram de provar no evento e depois recebê-los em casa.

Durante os quatro dias, as atividades paralelas farão do Essência do Vinho um evento de programa cheio. Entre provas comentadas, conversas, harmonizações e Dicas Revista de Vinhos, serão muitas as opções de escolha.

Conheça os vinhos finalistas aqui e o júri completo aqui.