José Pereira Miguel vence Prémio da Ciência da Alimentação

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Realizou-se em Paris, a Assembleia Geral da Academia Internacional de Gastronomia, que entre outros assuntos, atribuiu os seus Grandes Prémios. Depois de no ano passado, José Avillez ter sido distinguido com o Grande Prémio da Arte da Cozinha, Portugal recebeu este ano outro Grande Prémio, desta vez na categoria de Ciência da Alimentação, que foi atribuído ao Professor José Pereira Miguel, Professor Catedrático Jubilado de Medicina Preventiva e Saúde pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O Professor Pereira Miguel tanto como docente universitário como pelos importantes cargos que desempenhou (Diretor Geral de Saúde, Alto Comissário da Saúde, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, membro do Comité Executivo da Organização Mundial de Saúde), desenvolveu importante atividade nesta área procurando sempre que possível estabelecer pontes entre a gastronomia e a alimentação saudável.
 
Os prémios da Academia Internacional de Gastronomia são atribuídos desde 1990 e destinam-se a reconhecer o valor, empenho e dedicação de todos os grandes nomes da gastronomia mundial, nas disciplinas de cozinha, sala, cultura e ciência.
 
Entre os outros premiados foram distinguidos com o Grande Prémio da Arte da Cozinha, o Espanhol Angel León do Restaurante Aponiente e o Francês Jean Suplice do Restaurante Auberge du Pére Bise. O Francês Philippe Faure, responsável da classificação La Liste, que inclui os 1000 melhores restaurantes do mundo, na categoria de Cultura Gastronómica e o Espanhol Pedro Monje, Chefe de sala do Restaurante Via Veneto em Barcelona, distinguido com o Grande Prémio da Arte de Sala.
 
Entre os finalistas, figurava ainda outro português, António Coelho, Chefe de Sala e Sommelier do Restaurante Lasarte de Martin Berasategui, em Barcelona.