Morreu Manuel Fialho

Fotografia: Fotos D.R.
José João Santos

José João Santos

Morreu um dos nomes incontornáveis da gastronomia tradicional alentejana, Manuel Fialho, do restaurante O Fialho, em Évora. O desaparecimento segue-se ao do irmão, Gabriel Fialho, em 2013. Ambos foram responsáveis pelo enobrecimento da cozinha de matriz tradicional da região e alavancaram um dos restaurantes de melhor comer do país.

 

Co-autor de diversas obras sobre gastronomia, Manuel Fialho coordenou a “Carta Gastronómica do Alentejo – Monumenta Transtaganae Gastronomica”. Integrou várias equipas diretivas da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e foi um dos fundadores da Agência de Promoção Turística do Alentejo, tendo primeiro ocupado cargos de direção e posteriormente de presidente da Mesa da Assembleia Geral. Participou e foi conselheiro em inúmeros programas e projetos de desenvolvimento turístico, foi presidente da delegação da AHRESP em Évora durante quase duas décadas e membro fundador da Confraria Gastronómica do Alentejo. A AHRESP, em 2018, agraciou-o com medalha e diploma de honra por ter ajudado a elevar a gastronomia a “Património Cultural de Portugal”. Em 2010, a Entidade Regional de Turismo atribuiu-lhe o “Prémio Personalidade”, no âmbito dos prémios do Turismo do Alentejo, tendo sido ainda distinguido, em 2016, com o “Prémio da Agência Regional de Promoção Turística”.
O Turismo do Alentejo, em comunicado fala de uma “personalidade incontornável da sociedade alentejana, a quem a região e Portugal muito devem”. Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescenta: “Embora hoje o Alentejo fique órfão de uma figura amada e admirada por muitos, Manuel Fialho deixa muitos discípulos numa geração de cozinheiros que, através do seu trabalho, lhe prestarão uma homenagem diária”.

Manuel Fialho morreu esta quarta-feira. À família e amigos, a Revista de Vinhos e a Essência do Vinho apresentam profundas condolências.