Nuno Tiago Russo na secretaria de Estado da Agricultura

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O novo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural será Nuno Tiago Russo, o único a ocupar funções no remodelado organigrama do Ministério da Agricultura, uma vez que a tutela das florestas neste XXII Governo Constitucional transitou para o Ministério do Ambiente e Ação Climática. A nova Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território fica a cargo de João Paulo Marçal Lopes Catarino. Assim sendo, a pasta da agricultura deixa de contar com a figura de Luís Medeiros Vieira.


O novo secretário de Estado da Agricultura ficará responsável, juntamente com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, pelas negociações no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) pós-2020. Nuno Tiago dos Santos Russo, natural de Santarém, é licenciado e mestre em Zootecnia pela Universidade de Évora, detém um MBA em Administração Pública pelo Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém e um curso avançado de gestão pública pelo Instituto Nacional de Administração.


Entre 2010 e 2013, foi diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e, entre 2009 e 2010, integrou também a equipa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Foi ainda coordenador da bolsa nacional de terras no Ministério da Agricultura e do Mar entre 2014 e 2017 e exercia funções, desde esse ano, como técnico superior no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), cargo que já tinha ocupado entre 2001 e 2009.