PRINCIPAL COMPETIÇÃO DE VINHO NA ÁSIA ABRE INSCRIÇÕES

 

Estão abertas as inscrições para a mais respeitada competição internacional de vinhos e bebidas espirituosas na Ásia. A 9.ª edição da “Cathay Pacific Hong Kong International Wine & Spirit Competition” (HKIWSC) irá contar com pratos de “celebração”, gin e cultura vietnamita como principais destaques. Quatro Masters of Wine da Ásia e bartenders da região marcam presença no painel de jurados daquele que é considerado o guia asiático dos melhores vinhos e bebidas espirituosas a nível mundial.

 


Este ano, a harmonização entre comida asiática e vinho continuará em destaque, subordinada à temática “Pratos de celebração”. Propostas como “Lo-Hei Yu Sheng” (salada de peixe cru) da Singapura/Malásia, “Prawn Vindaloo” (camarão) da Índia, “Japanese Sea-Salt Grilled Red Snapper” (peixe grelhado em sal marinho) do Japão, e “Cua Lot Cuon” (rolos de arroz de casca de caranguejo macia) - o prato de estreia do Vietname – são alguns dos que figuram no cardápio.

Outra das mais-valias da competição é o conceituado painel de jurados. Johann Fourie (premiado enólogo sul-africano) assume a posição de “VIP International Wine Judge” (jurado de vinho) e Desmond Payne (Master Distiller) a de “VIP International Judge of Spirits” (jurado de bebidas espirituosas). Foi também convidado um contigente de bartenders premiados para se juntar este ano ao júri de bebidas espirituosas. E, ainda, quatro Master of Wine asiáticos: Sonal Holland MW da Índia, Ying Hsieh Tan MW da Singapura, Kenichi Ohashi MW do Japão, e Debra Meiburg MW de Hong Kong. No que a estreias diz respeito, destaque para o primeiro jurado vietnamita, Alex Thinh, e Agung Prabowo, o primeiro jurado indonésio.

As inscrições para a HKIWSC fecham a 21 de agosto para as bebidas espirituosas e a 28 de agosto para o vinho. As avaliações do júri são feitas de 25 a 29 de setembro, em Hong Kong, e os resultados são anunciados em cerimónia que decorre na “Hong Kong International Wine & Spirits Fair”, a 9 de novembro.

"Recentemente, na Ásia, temos visto uma vaga de interesse em diversos países e regiões - como Espanha, Califórnia, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Geórgia e muito mais, juntamente com os tradicionais favoritos, França e Itália. Encorajo os produtores de todo o mundo a entrar ou a reentrar na competição e a aproveitar ao máximo o sólido programa de apoio oferecido aos vencedores. É realmente a melhor oportunidade para produtores internacionais, com acesso 'chave-na-mão' ao crescente mercado asiático de vinhos e de bebidas espirituosas", garante a Master of Wine Debra Meiburg.

Fundada pela IWSC (International Wine & Spirits Competition), pela Master of Wine Debra Meiburg (diretora fundadora da Meiburg Wine Media) e por Simon Tam (Head of Wine da Christie's Asia), a “Cathay Pacific Hong Kong International Wine & Spirit Competition” foi projetada com o objetivo de reconhecer vinhos e bebidas espirituosas internacionais de qualidade, especialmente para o mercado asiático.


Redação | Revista de Vinhos