‘Programas de Vindimas 2018’ na Bairrada

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Aliança Vinhos de Portugal e a Caves São Domingos apresentam dois programas de vindima para este ano, na região Demarcada da Bairrada.


A tradição ainda é o que era! Afinal, na Bairrada, terra de grandes espumantes portugueses e de paisagens exuberantes, ainda se colhem as uvas à mão. Por isso, os produtores Aliança Vinhos de Portugal e Caves do Solar de São Domingos apostam em ofertas enoturísticos com enfoque nas vindimas. Duas experiências a ter em conta em plena região demarcada bairradina. Depois de aceite o desafio, só falta vestir roupa e calçado apropriados, pôr chapéu, colocar o protector solar na mala e desfrutar de meio dia de boa disposição!
 
Aliança Vinhos de Portugal – Vindimas na Bairrada: “A Tradição”
 
Fundada, em 1927, por 11 sócios e adquirida, em 2007, pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, a Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos, no concelho de Anadia propõe, entre Setembro e meados de Outubro, um dia diferente… na vinha. Após uma pequena formação na arte da vindima orientada por escanção/técnico de enoturismo, cada participante irá meter mãos à obra. No programa está incluída a oferta da visita guiada ao fantástico Aliança Underground Museum.


Programa

- Recepção do grupo na Aliança Vinhos de Portugal, de onde sairá acompanhado de um guia.
- Chegada à Quinta da Rigodeira, onde se encontra a vinha de excelência da Aliança e onde decorrerá a actividade.
- Formação das equipas e entrega do material necessário para a apanha da uva.
- Pausa para a bucha tradicional de vindima. Dada a exigência física, o melhor é cada um abastecer-se das calorias necessárias para retemperar as forças.
- Viagem até à sede da Aliança, para fazer a visita guiada à adega, passando pelos tegões, local onde se processa a recepção e transformação de uvas e, por fim, ao Aliança Underground Museum, com degustação de espumantes, vinho tinto e aguardente.
 
Preço: €60,00 por pessoa/com IVA.
Condições: Grupo mínimo de 10 pessoas e máximo de 100 pessoas. A actividade é válida de segunda a sexta-feira (excepto feriados) para as semanas de vindima (entre Setembro e meados de Outubro), salvo quando as condições atmosféricas condicionam as datas de vindima, tem a duração de 3 horas e requer marcação prévia por telefone ou correio eletrónico sujeita a confirmação.
Ponto de Encontro: Aliança Vinhos de Portugal . Rua do Comércio, 444 . 3781-908 Sangalhos
 
Caves do Solar de São Domingos – Roteiro Vitivinícola na Bairrada
 
Desta empresa familiar, criada em 1937, são de salientar as míticas galerias subterrâneas escavadas, nesse mesmo ano, em Ferreiros, em Anadia, onde repousam o espumante, o vinho e a aguardente deste produtor bairradino. Também não faltam razões para desfrutar da paisagem e da viticultura praticada, participando na vindima, nesta época, ou em outras actividades ao longo do ano (poda, desponta, entre outras). 

 
Programa

10h00 - Recepção de boas vindas na Associação Rota da Bairrada (situada na Estação da CP da Curia)
10h30 - Actividades nas vinhas da Quinta de S. Lourenço, Óis do Bairro e S. Mateus. Espumante de honra acompanhado de aperitivos.
12h30 - Visita às galerias das Caves São Domingos e acompanhamento do estágio dos espumantes.
13h00 - Almoço e degustação de espumantes, vinhos e aguardentes São Domingos. O menu é composto por ’Leitão Assado à Bairrada’, batata frita e pão tradicional, e termina com o doce regional Amores da Curia.


Preço: €75,00 por pessoa/com IVA.

Condições: Grupo mínimo de 8 pessoas. O programa é válido de segunda a sábado mediante marcação prévia (excepto domingos e feriados).
Ponto de Encontro: Associação da Rota da Bairrada. Estação da Curia, Largo da Estação, 3780-541 Tamengos, Anadia