'Protetor solar da videira' premiado no Douro

Fotografia: Fotos D.R.

Na 8ª edição do Prémio ADVID, a partir de uma selecção de trabalhos, feita pela Direcção da ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense), o Júri do Prémio decidiu atribuir o 'Prémio ADVID 2016 - Prof. Dr. Pedro Amaro', ao trabalho: "A aplicação exógena de caulino aumenta a capacidade antioxidante e o teor de compostos fenólicos em extratos de folhas e frutos de videira sob stresse estival".
    

 

Este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Porto e Universidade do Minho, tendo como objectivo o estudo da aplicação foliar do caulino como estratégia para reduzir o impacto do calor e da seca nas vinhas do Douro. As alterações climáticas que se têm feito sentir: ondas de calor, altas intensidades de luz e déficit hídrico, estão a tornar-se ameaças importantes em muitas áreas vitícolas de todo mundo, portanto, a implementação de estratégias de mitigação económicas e eficientes é crucial para a produção de vinhos premium, mantendo-se a produtividade. 


Em cada ano o prémio homenageia uma personalidade marcante no desenvolvimento da Região do Douro. Em 2016 a personalidade eleita foi o Senhor Prof. Dr. Pedro Amaro (1926-2014) - Prof. Catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA-UL), condecorado com a Ordem da Instrução Pública, foi Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Presidente do Conselho Europeu de Herbologia, entre outros. 
Foi pioneiro em Portugal no ensino da Fitofarmacologia, Herbologia e Protecção Integrada, e o principal responsável pela implementação das estratégias de Protecção e Produção Integrada na produção vegetal, com especial ênfase e sucesso na cultura da vinha. Conta com uma vasta obra publicada nesta temática e demonstrou sempre uma grande ligação, conhecimento e empenhamento a bem da viticultura da Região Demarcada do Douro.


O valor do Prémio é de 5.000€ e a cerimónia de atribuição decorrerá a 20 de Abril de 2018, pelas 12h no Régia-Douro Park.

 

Redação | Revista de Vinhos