Quem será 'O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil'?

5ª edição e 8 finalistas na corrida pelo título

 

No dia 26 de janeiro, no Hotel Mar de Ar Muralha, em Évora, vamos ficar a conhecer “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, naquela que é a 5ª edição do concurso que elege, anualmente, o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil. Este ano são oito os concorrentes na luta para ocupar este lugar, que o ano passado foi conquistado por Wallace Gonçalves Neves, sommelier do Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro.
 

Os oito finalistas brasileiros chegam a Portugal no dia 22 de janeiro e terão a oportunidade de fazer um verdadeiro tour pelo Alentejo, com sessões de formação, provas de vinhos e, por último, um teste escrito, oral e prático, onde todos os conhecimentos adquiridos serão postos à prova. Durante esta semana, estes especialistas vão contactar com alguns dos principais produtores do Alentejo de forma a vivenciarem o verdadeiro espírito alentejano e aprenderem com os maiores conhecedores da região os segredos do vinho alentejano.

Após este período de formação, o júri decidirá qual dos oito concorrentes – Frederico Benjamim de Souza Nunes e Rafael Costacurta de Brasília, Alessandro Pescara e Mizael Tavares Gomes de Curitiba, Amauri Santana de Souza e Adriano Henrique Cândido de Souza do Rio de Janeiro e Aldo Assada e Débora Cristine Vendramini de São Paulo – reúne as melhores capacidades para representar os Vinhos do Alentejo no Brasil. Este ano o júri será composto por Francisco Mateus, presidente da Direção da CVR Alentejana e também por Alexandre Lalas, jornalista e crítico de vinhos brasileiro e Guilherme Corrêa, o importante sommelier brasileiro, que agora trabalha em Portugal (ambos colaboradores da Revista de Vinhos).

Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA: “Esta é uma iniciativa que coloca os concorrentes em contacto direto com os Vinhos do Alentejo, com a sua história e com todas as características que os tornam únicos. É uma oportunidade que têm de trocar experiências com os profissionais da região e que se traduz numa experiência inigualável. Para nós, este é um concurso importantíssimo porque esta pessoa será o nosso embaixador no Brasil, a pessoa que nos representará e que intensificará a notoriedade e o posicionamento na nossa marca no mercado brasileiro.”

Este é um concurso anual que os Vinhos do Alentejo promoveram pela primeira vez em 2014. É uma iniciativa que torna ainda mais próxima a relação que existe entre o Alentejo e o Brasil. Tendo sido este o país para onde os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2017, é importante contar com profissionais que conheçam as especificidades e características dos mesmos.