Restaurante d’A Brasileira abre portas à Invicta 

Fotografia: Fotos D.R.
Marc Barros

Marc Barros

No ano em que celebra 115 anos, a histórica cafetaria e restaurante do hotel A Brasileira surgem renovados para a cidade do Porto pela mão do empresário António Oliveira e do grupo Pestana. O restaurante da unidade é liderado pelo chef Rui Martins, também responsável pelo Rib Beef & Wine do Pestana Vintage, na Ribeira do Porto. O espaço, com capacidade para cem pessoas, mantém-se fiel à traça original do arquiteto Januário Godinho. 

 

A Revista de Vinhos marcou presença no jantar de apresentação do restaurante, onde foi degustado um menu em vários atos preparado por Rui Martins, que replicou, em certas partes, a oferta de carta – destaque para o prego (as carnes são mesmo um dos fortes deste chef…) – ou o Bacalhau à Brás, bem como para a homenagem aos típicos restaurantes Conga, Regaleira e Casa Guedes, que formam um triângulo cujo centro aponta para a Brasileira. Notas positivas para o “caldo-que-não-é-caldeirada-nem-sopa” de lulas (segundo a descrição de Rui Martins), a cabidela de choco e as sobremesas com frutos vermelhos, gelado de queijo e trilogia de chocolates.
A carta apresenta-se limpa, marcada pela simplicidade da oferta, assente sobretudo nos sabores e produtos regionais, com destaque para as Tripas à Moda do Porto, o Bacalhau à Brás com Gema Confitada, o Bacalhau à Lagareiro com Batata à Murro ou o Arroz Negro com Lulas.

Os preços são comedidos e a localização, voltada para a rua, promete transformar o espaço num destino bastante procurado não só pelos portuenses, mas igualmente pelos turistas que cada vez mais visitam a Invicta. Mas, talvez por isso, alguns aspetos possam ser afinados. Assim, a carta de vinhos apresenta-se com variedade q.b., com referências abrangentes das várias regiões nacionais; porém, seria bem-vinda a introdução de Vinhos do Porto na oferta, bem como a revisão da política de preços marcados – não é razoável que, por certas garrafas, o consumidor pague até oito vezes mais do que os preços praticados na distribuição.Como unidade que tem no universo do café uma das suas âncoras, houve ainda oportunidade para participar num workshop dedicado aos segredos e aromas desta bebida. Levada a cabo pelos especialistas da Vernazza Coffee, fornecedores da Brasileira, estes “coffee roasters”, ou torrefatores de cafés, mostraram alguns dos lotes de arábicas destinados a serem extraídos em “espresso”, que vão ao encontro das características mais apreciadas pelos portugueses mas, em simultâneo, capazes de respeitar o tão afamado lema do espaço, segundo o qual “O Melhor Café é o d’A Brasileira”. Nesse sentido, para além das áreas públicas do bar, cafetaria e restaurante, o hotel terá em dois pisos moinhos e máquinas de café para que os hóspedes possam usufruir em pleno dos mais de 800 aromas identificados nos cafés não comerciais.

A unidade de cinco estrelas Pestana Porto - A Brasileira City Center & Heritage Building, da marca Pestana Collection Hotels, resulta da parceria entre o Pestana Hotel Group e a OPPA, do empresário António Oliveira. Com um investimento global de 12 milhões de euros, o hotel e respetivos espaços de restauração e bar estão abertos desde março último.