Rota dos Vinhos do Alentejo investe 600 mil euros

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Rota dos Vinhos do Alentejo ganha um novo espaço localizado perto da Praça do Giraldo, da Sé e do Templo Romano. Projeto aprovado pelo Turismo de Portugal através do Programa Valorizar, no âmbito do enoturismo da região, conta com um investimento de 608 mil euros, com 320 mil de apoios da União Europeia.

 


A CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana) acaba de anunciar a criação de um novo espaço para a Rota dos Vinhos do Alentejo com o objetivo de elevar o posicionamento do vinho da região. A Rota dos Vinhos do Alentejo ganha assim um novo ponto de partida, muito mais acessível, situado no “coração” de Évora, perto da Praça do Giraldo, da Sé e do Templo Romano, num espaço que promete ser o cartão-de-visita aos Vinhos do Alentejo. 

Esta é um projeto aprovado e que contará com o apoio do Turismo de Portugal através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior – e que conta com um investimento de 608 mil euros, com 320 mil de apoios da União Europeia. 

“O conceito criado para este novo espaço pretende, acima de tudo, levar os consumidores a viverem uma experiência – mais do um espaço de provas de vinho, este deve ser um espaço onde sentem a essência do que é o Alentejo. Será um espaço mais moderno, mais interativo e com recurso à multimédia, onde vamos dar um forte destaque ao enoturismo, ajudando desta forma a divulgar os 65 produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo,” comenta Francisco Mateus, Presidente da CVRA. 

Para além do enoturismo, outra área que vai merecer igual destaque será a da sustentabilidade. O espaço vai também disponibilizar informações sobre a história dos Vinhos do Alentejo, tradições e características da região em termos de solos, clima, castas e meio ambiente. Todas estas componentes serão apresentadas no piso térreo do espaço, onde os consumidores poderão viver a essência do Alentejo, cheirar algumas das castas, fazer provas, assistir a filmes vínicos e conhecer as localizações das unidades de enoturismo da região através de um mapa interativo. O primeiro andar do espaço está destinado a eventos, formações e cursos de prova. 

“Queremos com este projeto que cada vez mais pessoas conheçam o Alentejo, os produtores, os seus vinhos e a sua história. Queremos que este local seja o ponto de partida dessa viagem.
São cada vez mais o número de turistas que visita a região mas também aqueles que querem visitar e conhecer os produtores de vinho. É, por isso, que sabemos que enoturismo ocupa hoje um lugar de enorme importância, é um produto complementar ao vinho e juntos tornam-se numa experiência única,” comenta Francisco Mateus, Presidente da CVRA.