Vasco d' Avillez é embaixador da 'Cidade Europeia do Vinho'

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Vasco d’Avillez é um dos Embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018”. A distinção, atribuída anualmente pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN, está entregue aos concelhos de Torres Vedras e Alenquer durante este ano, que desta forma contam com o apoio do presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa – CVR.

 

Depois de ter sido recentemente homenageado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho – AMPV, com o momento a ser um dos pontos altos da Gala do 11º aniversário da Associação, o presidente da CVR de Lisboa marcou presença na sessão de apresentação dos Embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018” que decorreu na passada sexta-feira.

José Bento dos Santos, da Quinta Monte d’Oiro, José Luís Oliveira e Silva, da Casa Santos Lima, e Sandra Tavares da Silva, enóloga da Quinta da Chocapalha, são as personalidades ligadas ao mundo do vinho que integram o grupo de Embaixadores, que foi apresentado no Palácio Chiado, em Lisboa, e que contou ainda com a presença de José Arruda, secretário-geral da AMPV.

Na ocasião, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, falou numa “visão estratégica” que tem em conta a importância da promoção dos Vinhos de Lisboa. Segundo o autarca, dinamizar a projeção dos vinhos da região à semelhança do que acontece noutras regiões demarcadas é, precisamente, um dos objetivos da “Cidade Europeia do Vinho 2018”.

Os prémios que os Vinhos de Lisboa têm vindo a conquistar deixam ainda concluir a sua importância para “a economia de Portugal e da nossa região” acrescentou Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer. Um caminho que será “trilhado por todos” e onde é fundamental envolver “os mais importantes neste processo: os produtores. Sem eles não haveria ‘Cidade Europeia do Vinho.’”

Alexandre Silva, do Restaurante LOCO, João Simões, do Restaurante Casta 85 e Campeão do Mundo de Cozinha em 2006, Joana Vasconcelos, artista plástica, Nuno Côrte-Real, compositor e maestro, José Wallenstein, ator, e Pedro Lamy, piloto, são alguns dos Embaixadores que integram o rol de mais de 20 personalidades ligadas a áreas como o vinho, a gastronomia, a cultura, a ciência, a moda e o desporto que mantêm uma relação íntima com a região e que agora são o “rosto” da “Cidade Europeia do Vinho 2018”.

O final da tarde fez-se ao som do saxofone, enquanto se degustavam os néctares brancos e tintos dos dois concelhos e se provavam os Pastéis de Feijão de Torres Vedras e as Broas de Mel de Alenquer, e contou ainda com uma prova comentada promovida pela Confraria da Aguardente da Lourinhã.


Embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018”

Alexandre Silva
Ana Guiomar
Beatriz Silva
Guta Moura Guedes
Joana Vasconcelos
Joaquim Ferreira
João Baião
João Simões
José Bento dos Santos
José Luís Oliveira e Silva
José Manuel Ferrão
José Wallenstein
Maria Sampaio
Mastiksoul
Miguel Gameiro
Nélson Pereira
Nuno Côrte-Real
Padre Vítor Melícias
Pedro Lamy
Sandra Tavares da Silva
Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras
Susana Félix
Vasco d’Avillez
 

Redação | Revista de Vinhos