VINDOURO terá participação do Presidente da República

 
Redação

Redação

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral são presenças confirmadas no primeiro dia da VINDOURO Wine & History | Festa Pombalina, que decorre entre 7 e 9 de setembro, em São João da Pesqueira.

 

“É com grande satisfação que iremos receber o Sr. Presidente da República e o Sr. Ministro da Economia nesta 16ª edição da VINDOURO, no primeiro de três dias de intensa programação e que irá oferecer ainda mais visibilidade aos melhores vinhos do Douro e Porto, assim como à nossa região e à nova Praça do Marquês”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Natário Cordeiro.

Programação dedicada ao vinho e aos produtos regionais com aposta em animação para todos os públicos

A abertura oficial está agendada para as 18h, na nova Praça do Marquês. O primeiro dia do evento, sexta-feira, 7 de setembro, será marcado pelo Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, distinguindo os melhores vinhos do Porto e DOC Douro (14h), pelo Mercado Pombalino (18h-23h), Provas livres com produtores (18h-23h), Conversa sobre o vinho que focará “A Orientação gastronómica dos vinhos do Douro” e pelas atuações do grupo Sons do Douro (21h), Diogo Piçarra (22h) e pelo DJ set The Masters Sisters.

Do programa de sábado, dia 8, constará a transmissão em direto do Programa da RTP “Aqui Portugal” (11h-13h e 16h-20h), a realização do Mercado Pombalino (10h-23h), do Raid Fotográfico FotoVindouro (concurso de fotografia para profissionais, 10h-18h), da prova especial Vinhos do Porto e Moscatel do Douro – das origens da Demarcação às Festas Pombalinas (14h30), do Cortejo Pombalino (17h30) e do Jantar Pombalino (19h30). Estes são dois dos momentos mais aguardados ao longo das 15 edições. O dia terminará com os concertos de Raquel Tavares (22h) e Banda Lúmen (24h) e a atuação de Master M DJ set.

Leilão de Vinhos Históricos no último dia do evento

No domingo, dia 9, destaque para o Leilão de Vinhos Históricos (18h30), com cerca de duas dezenas de garrafas de vinho generoso de diferentes anos de vinificação, com a garrafa mais antiga a leiloar datada de 1948 e cujas receitas revertem para instituições de solidariedade social do concelho.

No dia de encerramento, estão também previstos os seguintes momentos chave: a Missa das Vindimas (12h), o obrigatório Mercado Pombalino (11h-23h), a Prova Livre de Vinhos (12h23h), as Conversas sobre o Vinho “As castas tintas do Douro” (16h) e O Douro – Vasto território para vários tipos de vinho (19h), o incontornável Cortejo Pombalino (17h30) e a atuação de Sérgio Mirra Trio (21h).

Com entrada livre, horário alargado, os vinhos regionais mais icónicos e os lançamentos mais recentes em prova, a VINDOURO constitui-se como o maior evento de vinhos do Douro.

VINDOURO – Wine & History é uma organização da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos.

Informações adicionais estão disponíveis no site do evento, em www.vindouro.com.

 

Sobre Concurso de Vinhos “Douro em Prova”

O Concurso de Vinhos “Douro em Prova” é uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira e tem o intuito de potenciar e distinguir os melhores vinhos do Porto e DOC Douro presentes na VINDOURO.

O painel de provas é constituído pelos especialistas a Revista de Vinhos – A Essência do Vinho, incluindo o diretor, Nuno Pires.

A complementar o espaço de prova e exposição dos melhores vinhos do Douro, está prevista a presença de vários estabelecimentos de restauração, com as melhores especialidades da gastronomia regional duriense.