Vinhos do Porto dominam exportações

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Apesar de se ter verificado uma quebra em quantidade, o Vinho do Porto cresceu em valor e representa 40% das exportações de vinho em Portugal. A explicação está no aumento do preço médio.

 

Se por um lado a comercialização de Vinhos do Porto fechou as contas em alta no ano de 2017 – com uma subida próxima dos 1%, num total de 380 milhões de euros -, por outro lado verificou-se uma descida de 1,7% em quantidade, para cerca de 8,5 milhões de caixas.

Os principais responsáveis por esta subida do valor total de vendas são as categorias especiais, que têm permitido um aumento do preço médio e uma procura em crescendo. Esta conquista de mercado tem tido números dignos de registo: entre 2000 e 2017, a quota dos Portos Premium subiu de 16,2% para 22,4% em quantidade e de 33,7% para 42,7% em valor.

A representatividade dos Portos no universo das exportações de vinho em Portugal atinge valores muito significativos. Cerca de 40% são mesmo Vinhos do Porto e esse valor sobe para 61% quando a estatística é sobre os vinhos com denominação de origem (DO).
Estes dados, relativos a 2017, são fechados com um lugar inédito e também favorável. Pela primeira vez, Portugal ultrapassou a França e o Reino Unido no consumo de vinho do Porto.