Vinhos verdes exportam mais de 60 milhões

 
Partilhar

Os dados são recentes e caso se confirmem significa que, pela primeira vez, em mais de um século, a região terá vendido mais no estrangeiro do que no mercado português. Até ao final do ano deverá ser ultrapassada a barreira dos 60 milhões de euros exportados, motivo pelo qual já muitos falam em recorde de exportações.

 

De acordo com os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, foram vendidos mais de 14,8 milhões de litros de vinho nos primeiros seis meses do ano. Valores que representam um volume de negócios de mais de 34,8 milhões de euros e um aumento de 7% nas vendas. Os principais mercados de destino são os EUA e a Alemanha.

Para Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV - Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes, “são números que nos dão muito conforto. Se o primeiro semestre correu bem, as previsões para o segundo são muito boas”.

Os resultados apurados mostraram ainda que a Alemanha aumentou as suas compras, superando os EUA enquanto primeiro destino de exportação. Cada um representa, assim, uma quota de 24% e 23%, respetivamente.

 

Redação | Revista de Vinhos

Partilhar
Voltar