Nuno Guedes Vaz Pires

Continuamos consigo

Em 1859, Charles Darwin, com a publicação da obra “A Origem das Espécies”, apresentava a Teoria da Evolução. Com ela mostrava, comprovando com factos resultantes de anos de viagens, pesquisa e observação crítica, que a diversidade biológica resultava de um processo de descendência que, a partir de formas ancestrais, evoluía por adaptação a novas condições do ambiente. Logo, sobrevive aquele que melhor se adapta e não, necessariamente, aquele que é mais forte.

Debra Meiburg, MW

Festim para os sentidos

O prazer do vinho é uma experiência sensorial total - e subjetiva – não apenas conduzida pelo gosto.

Jancis Robinson, MW

A minha vida em copos

É interessante constatar que as recentes mudanças drásticas quanto às tendências dos estilos de vinho têm sido igualmente marcantes nas preferências dos copos de vinho.

Nuno Guedes Vaz Pires

A sua revista, 30 anos depois

O mais importante título português da imprensa especializada em vinho e gastronomia é hoje totalmente detido pelo Grupo Essência do Vinho. Ou seja, é hoje totalmente português.

Duarte Calvão

A devolução das estrelas Michelin e os amiguinhos dos chefes

Quem não quiser ser avaliado pelo que faz, no caso de um chefe, cozinha em casa só para amigos e convidados especiais, não acessível ao público em geral.

Jancis Robinson, MW

A semana da Borgonha em Londres

Todos os meses de Janeiro o ‘trade’ britânico fica um pouco desvairado. A causa está na semana da Borgonha, que tem lugar todos os anos em Londres.

Carlos Maribona

Tendências na cozinha europeia

O modelo de restaurante de alta cozinha mudou muito, pelo menos na maioria dos casos. Perante a rigidez das formas impostas pela cozinha clássica aparecem propostas mais relaxadas, que não são incompatíveis com a qualidade do que é servido aos comensais.

Nuno Guedes Vaz Pires

Ainda bem que é assim!

Venha quem vier, digam ou escrevam o que quiserem, Portugal vive um grande momento no que ao vinho diz respeito.

Nuno Guedes Vaz Pires

O poder do consumidor

Nunca o consumidor e o vinho viveram tempos tão interessantes como o dos dias de hoje. 

Nuno Guedes Vaz Pires

Força Portugal

Portugal tem esta capacidade única de poder e ter vinhos para todos os gostos, todos os bolsos e todas as paixões. Portugal tem a capacidade de surpreender para conquistar. 

Nuno Guedes Vaz Pires

100% PORTUGUESA

Hoje a Revista de Vinhos ainda é mais nossa, pois acabamos de comprar a parte detida pelo Grupo Masemba.

Lisa Granik, MW

Nos EUA, tudo de novo

O mercado dos EUA está mais pronto que nunca para explorar variedades de uva que – mesmo que conhecidas no país de origem – pareçam novas e inovadoras para os consumidores mais aventureiros.