Opinião

Luís Costa

The next big thing

Loureiro pode ser a próxima grande casta portuguesa a ter um lugar no firmamento, afirmando-se como “the next big thing” nos vinhos brancos varietais.

Nuno Guedes Vaz Pires

O futuro começa aqui

A vida torna-se mais intensa quando assumimos desafios com objetivos definidos de forma clara e a longo prazo.

Jancis Robinson

Crescimento e redes sociais

Agora que se provou que não há “vacas sagradas” no mundo do vinho, e que o mundo do vinho é tão maior que a França, estamos preparados para receber uma gama muito mais ampla de vinhos finos na nossa consciência e nos nossos paladares.

Carlos Maribona

As tendências da cozinha

Cada dia gosto mais dos restaurantes de produto. Nestes tempos difíceis, em tantos sentidos, esse produto converte-se no caminho principal para a gastronomia. Por onde vão os caminhos da gastronomia?

Nuno Guedes Vaz Pires

Em novembro, no local habitual

O grande evento anual realizado em Lisboa, dedicado ao vinho e aos sabores, estará de regresso de 10 a 13 de novembro deste ano.

Nuno Guedes Vaz Pires

Sem complexos intelectuais

Quem, como nós, anda pelo mundo do vinho há vários anos reconhece que existe um gosto quase inconsciente pelos chamados produtores de garagem, que tantas vezes rompem com o convencional e obrigam-nos a repensar conceitos que desde sempre tivemos como adquiridos.

Nuno Guedes Vaz Pires

Muito Douro

Já quase tudo tem sido dito e escrito sobre a mais antiga Região Demarcada e regulamentada de vinhos do mundo.

Nuno Guedes Vaz Pires

Diante dos nossos olhos

Sim, há oportunidades que estão literalmente diante dos nossos olhos mas que, por este ou aquele motivo, por desconhecimento, medo ou teimosia, acabamos por desperdiçar.

Nuno Guedes Vaz Pires

O sommelier português

Ser um bom sommelier vai muito além de chambrear ou decantar vinhos, de abrir garrafas com tenazes ou sabres.

Jancis Robinson

Os vinhos ingleses

Atualmente, graças a verões mais quentes e a uma injeção massiva de capital, experiência e ambição, o panorama vínico inglês está transformado.

Lisa Granik

Geórgia, mãe do vinho

A Geórgia tem sido um país com pressa, aparentemente em todas as direções. No vinho, são contínuos os esforços para acelerar o conhecimento dos diversos “terroirs”, sem esquecer as mais de 500 castas autóctones.

Jancis Robinson

A evolução no mundo do vinho

Se o mapa de consumidores de vinho a nível mundial mudou radicalmente ao longo das últimas décadas, o mapa vinícola mundial mudou de forma ainda mais radical e mais recente…