Beber

Ribafreixo: A construção de um sonho

Vamos encontrar a Herdade do Moinho Branco na saída sul da vila da Vidigueira, bem visível do IP2 (que liga Évora a Beja). É aqui que se concretiza o projeto de Mário Pinheiro e Nuno Bicó, a Ribafreixo Wines.

Beber

Madam Lindinha Lucas adere ao movimento All Together Beer

A All Together Beer é um movimento criado pela @Other Half Brewing Company de Brooklyn NY, e é a maior colaboração mundial de cerveja, criada para proporcionar alívio, mesmo que pequeno, a todos aqueles que não desistem de lutar pelos seus bares, restaurantes e afins, e que já conta com mais de 770 cervejeiras de todo o mundo, incluindo algumas Portuguesas.

Beber

Quinta da Alorna - O clássico latifúndio

Hoje, chegamos à Quinta da Alorna pela estrada nacional, mas nem sempre foi assim. Quando os marqueses se deslocavam da capital, faziam-no pelo Tejo. Como burgueses do século XXI, entramos de carro, passando um portão imponente que anuncia a alameda que nos vai conduzir a uma casa nobre, de ar afrancesado e desenho seguro.

Beber

O embaixador de bigodes da Vidigueira

Fomos recebidos com o sorriso franco e habitual de Paulo Laureano. A nova adega, junto ao IP2 (pouco depois da Ribafreixo), está ainda numa fase de pequenos acabamentos e mudança da zona administrativa. Toda a adega propriamente dita está em funcionamento, faltando apenas a sala de estágio das barricas ser devidamente ocupada por esses elementos, que lhe vão dar alma. Após a conclusão total dos trabalhos, vão ser iniciadas atividades de enoturismo, estando a ser equipada uma cozinha junto à sala das barricas, na qual Paulo Laureano promete demonstrar todo o virtuosismo (!). 

Beber

Bemdita sejas

Vem ao engano quem pensa que o movimento das cervejas artesanais vive e alimenta-se sobretudo nos dois grandes centros urbanos do país.

Beber

Quinta da Fata: Nos domínios de um gentleman

Para quem conhece as mais prestigiadas regiões vinícolas do mundo, é inevitável associar este produtor a um pequeno e espetacular domaine da Borgonha. Não somente pelos seus vinhos esplendorosamente fiéis ao terroir, mas pela conformação da quinta, dos poucos hectares de vinhas, da charmosa casa familiar, há mais de um século nas mãos da família, e da tradicionalíssima adega de vinificação e amadurecimento contígua. E, certamente pelo seu proprietário, um sábio senhor, humilde e elegante, ligado àquela terra e às suas tradições. Nesse verdadeiro domaine português não há ostentações, pompa e luxos, megaestrutura turística ou marketing. Mas ali há grandes, grandes vinhos.

Beber

130 anos, uma dimensão ainda maior 

A Gran Cruz tem estado a comemorar 130 anos. Sozinha, corresponde a 30% do setor do Vinho do Porto e a 70% do setor do Vinho Madeira. Tudo é grande, tal como sugere o nome do próprio grupo, com uma faturação anual consolidada de 90 milhões de euros e 30 milhões de garrafas de Vinho do Porto vendidas anualmente.

Beber

Morgado do Quintão: Reinventar a história

Vinho, arte, natureza, simplicidade e bom gosto são descritores possíveis para definir o atual Morgado do Quintão. Atual na medida em que a propriedade foi fundada pelo Conde de Silves, Francisco Manuel Pereira Caldas, nos inícios do século XIX. Durante anos foi das maiores manchas de vinhas algarvias.

Beber

Quinta da Serradinha: Biológico desde o dia zero

A Quinta da Serradinha, em Leiria, é um bom exemplo de viticultura biológica. Não se trata de uma conversão da agricultura convencional, antes uma opção de fundo e de princípio. Está atualmente sob a batuta de António Marques da Cruz, que diz viver “a utopia do vinho”.

Beber

Terroir. Sabe o que significa?

Na linguagem vínica facilmente nos deparamos com o termo terroir.  O conceito é francês e indica o conjunto de fatores que influenciam o desempenho da vinha e a qualidade da uva, que por sua vez levam a diferentes personalidades do vinho. Quais são, então, os elementos integrantes do conceito de terroir?