Beber

Vinhos estrangeiros em Portugal

Portugal é um país produtor de grande vinhos e os portugueses são os melhores consumidores e embaixadores dos vinhos nacionais. Nesta prova, todavia, o desafio passou por provar os vinhos estrangeiros disponíveis à venda no nosso país, de mente arejada e sem preconceitos. Mais de sete dezenas de rótulos de 12 países, com um patamar médio qualitativo muito apreciável.

Beber

Quintas de Melgaço apresentam Alvarinho Rosé

O QM Rosé será apresentado oficialmente amanhã, 27 de Abril, pelas Quintas de Melgaço, no restaurante Feitoria, em Lisboa. Muito fresco e de aroma extremamente persistente, este vinho é produzido nas regiões de Monção e Melgaço, com castas de Sousão e Alvarinho.

Beber

Sopram ventos de mudança nas Caves Campelo

De repente, surge-nos a imagem de uma adega à face da estrada com uma pequena vinha, de dimensão quase simbólica, mesmo ao lado, entre o parque de estacionamento e a movimentada estrada que liga Barcelos a Famalicão, em Moure. O primeiro impacto não é especialmente sedutor. Mas quando entramos nas instalações das Caves Campelo, por uma receção ampla e moderna, percebemos que ali houve investimento, sangue novo, e uma tentativa séria de romper com um passado unicamente assente em vinhos fáceis, baratos, gaseificados e vendidos em garrafões de cinco litros. 

Beber

Os caminhos distintos da Quinta da Aveleda

No momento em que estamos a chegar à Quinta da Aveleda, a meio caminho entre Paredes e Penafiel, ainda manhã cedo, chega também um autocarro cheio de turistas de diferentes nacionalidades.

Beber

Quinta da Lixa: o lado contemporâneo dos vinhos verdes

E, de repente, parece que chegámos a uma vitícola do hemisfério sul, talvez a Mendoza, na Argentina, ou a Nappa Valley, na Califórnia. Depois de serpentear por entre estradas incaracterísticas e povoações pouco apelativas, desembocamos numa espécie de paraíso verde, num imenso campo de vinhas rigorosamente alinhadas em que desponta um edifício contemporâneo.

Beber

QUINTA DAS BÁGEIRAS: A BAIRRADA DE UM "VIGNERON"

Chumbado - reprovado em exame (gíria académica). Foi a reprovação de um vinho pela Câmara de Provadores da Bairrada uma das mais recentes alavancas para a Quinta das Bágeiras. O projeto é de toda uma família, sendo hoje conduzido por Mário Sérgio Nuno, que possui uma admiração maior pelo avô Fausto e um respeito profundo pelo pai, Abel. Fascinado pela região de Champagne, defensor da Bairrada até à última gota, Mário Sérgio é um “vigneron” que recusa regar a vinha e garante saber onde plantar Baga, sendo ainda um dos mais entusiasmantes produtores portugueses da atualidade.

Beber

Douro que se refresca

Tal como os ventos que sopram pelo mundo do vinho, também os vinhos DOC Douro parecem querer atingir um patamar acrescido de frescura. E a generalidade dos produtores parece estar empenhada nisso mesmo, tal como fica comprovado pela nossa mais recente incursão pelo terreno, com visitas a um punhado de casas: Alves de Sousa, Quinta de Ventozelo, Quinta da Pacheca, Quinta dos Avidagos e Quinta da Casa Amarela.

Beber

VIDIGUEIRA

Devido a características muito próprias de orografia, composição de solos e clima, a Vidigueira traduz um Alentejo particular. Nesta reportagem, a Revista de Vinhos conhece as vinhas, as adegas e os territórios de Paulo Laureano, Ribafreixo e Herdade do Sobroso, através dos quais comprova a diversidade que a Vidigueira consegue propiciar. 

Beber

Beira Interior

Percorrer a Beira Interior é entrar no imaginário de Aquilino, é experimentar o isolamento de serras agrestes, de distâncias que se vencem com o tempo, de topografias dramáticas…

Beber

CASA SANTOS LIMA E DFJ VINHOS

Lisboa, sobretudo desde que assim passou a designar-se como Região Demarcada, parece libertar-se em definitivo de espartilhos e estigmas passados.