Nesta Climate Talk pretende-se explorar o que um gestor responsável pelas operações da empresa precisa de considerar para implementar mudanças estratégicas ao longo de toda a cadeia de valor: desde a logística, embalamento, armazenamento e escritórios; desde a gestão de resíduos, água e energia, até ao rastreio de resíduos escondidos e à observação de todo o ciclo de vida do produto. Da reavaliação do transporte à cultura organizacional, motivações dos clientes e da força de trabalho, bem como proveniência geográfica de vários dos materiais adquiridos.
Vai também explorar-se as preocupações que as organizações possam ter sobre as "contrapartidas" da implementação de um Plano Estratégico “Climate smart”, e sobre o seu impacto na eficiência e competitividade da operação. Para isso, o debate conta com empresas que abraçaram a emergência climática na sua operação, para partilhar as suas experiências e melhores práticas: Nicolas Quillé (Crimson Wine Group), Richard Lloyd (Accolade Wines) e Mafalda Vasques (Herdade dos Grous)
Tópicos de debate:
- Já implementou uma análise do ciclo de vida aos seus processos e resíduos gerados (orgânicos e inorgânicos)? Incluindo a produção e os escritórios de administração.
- Foi capaz de modificar a sua operação logística de expedição quanto ao modo de transporte (aéreo, marítimo, camião, ferroviário). Analisou as diferenças de custo? Analisou a pegada de carbono, utilizando soluções logísticas alternativas?
- Que valor comercial trouxe esta estratégia à sua organização?
- Como é que mede o progresso? Quais são os seus Indicadores Chave de Desempenho?
- Neste contexto, que inovações se tornaram parte do seu Plano Estratégico e que inovações estão atualmente em processo de implementação?
- Como abordou a questão da cadeia de fornecimento e logística da compra de materiais de embalagem e outros materiais do produto final, para além da sua região local ou para além das suas fronteiras nacionais?
- Que tipos de resistência e objeções encontrou dentro da sua organização e com os seus fornecedores e clientes?
- Reconhecemos que as políticas relativas à reciclagem e às despesas de reciclagem diferem de país para país. Reconhecemos também que a maioria do material reciclado se acumula em aterros de resíduos sólidos urbanos (RSU). Como pode a nossa indústria ajudar a melhorar os RSU?
- Pode uma operação vitivinícola criar verdadeiramente um sistema de circuito fechado? Foi capaz de encontrar uma segunda vida para alguns dos seus resíduos? Por exemplo, passar de 100% das embalagens primárias e garrafas de vidro pesadas para retornáveis ou feitas a partir de conteúdos maioritariamente reciclados, fazendo parcerias com outras indústrias para recolher determinados resíduos e reciclá-los?
- Foi capaz de se envolver os seus fornecedores e clientes nos seus esforços para se tornar cada vez mais empenhado na emergência climática? Foi capaz de desenvolver objectivos de conformidade, por exemplo?
- Como modificou o ADN da organização, seja com funcionários, fornecedores ou clientes?
Convidados:
- Richard Lloyd (Accolade Wines) - https://www.accoladefinewines.com/
- Nicolas Quillé (Crimson Wine Group) - https://www.crimsonwinegroup.com/
- Mafalda Vasques (Herdade dos grous) - http://www.herdadedosgrous.pt/
Registo:
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_-QvfESqmQpqEheIGHBcnjQ
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